Funcionários da Estação recebem orientações sobre a Influenza ‘A’

Por - em 22

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância a Saúde, realizou nesta quarta-feira (29), na Estação Cabo Branco, uma ação informativa sobre a gripe Influenza ‘A’ para os funcionários do local. A SMS esta fazendo uma série de palestras com instituições públicas e privadas para orientar sobre a prevenção e como proceder diante de um caso da doença. Na manhã desta quinta-feira (30), haverá reunião com os médicos do Ortotrauma para definição de estratégias sobre a doença.

Depois da palestra realizada na Estação Cabo Branco, algumas providências foram tomadas. “Nós abrimos as janelas e portas das salas que podem permanecer abertas e desligamos o ar-condicionado, para que circule o ar ambiente. A exposição foi muito proveitosa, porque a fala ficou mais clara do que as explicações que já tinha visto na mídia. Como ela teve mais tempo para explicar e dar exemplos, facilitou para todo mundo”, comentou a coordenadora do setor de gestão educacional da Estação, Cássia Freitas.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Julia Vaz, depois das explicações dadas, ficou decidido que serão inseridas dicas para prevenção da doença nos avisos costumeiramente dados nas dependências da Estação Cabo Branco. “O aviso sonoro vai orientar para que as pessoas ao espirrarem ou tossirem coloquem a mão cobrindo a boca e o nariz e que imediatamente lavem as mãos, que não compartilhem objetos pessoais, por exemplo”, comentou Julia.

Nesta quinta-feira (30) haverá palestras para médicos do Ortotrauma, às 10h, e para diretores e professores de escolas e Creis municipais a partir das 14h, no Centro Administrativo Municipal. Na sexta-feira (31) haverá palestra na sede da Secretaria Municipal de Saúde, às 9h, para representantes de instituições de longa permanência de idosos. Já no sábado (1º), haverá palestra em duas escolas particulares, que pediram a presença da Diretoria de Vigilância à Saúde para orientar alunos e pais de alunos.

Até a tarde desta quarta-feira (29), quatro pessoas estavam em monitoramento, 12 haviam sido descartadas como caso de Influenza A e cinco confirmados com a doença, dentre eles um rapaz que morreu na madrugada de terça-feira. Qualquer dúvida sobre influenza poderá ser tirada através do 0800 282 7959.