Funcionários da PMJP podem fazer cursos online para elaboração de inventários

Por Jô Vital - em 284

Funcionários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que trabalham com questões ambientais, podem se inscrever para o curso à distância para elaboração de inventários, promovido pelo ICLEI América do Sul, em parceria com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, com base na experiência do Projeto Urban-LEDS e apoio da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).  O curso está sendo mediado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e os servidores que têm interesse em participar podem manifestar pelo e-mail   semam.jpa@gmail.com até quarta-feira, dia 19 de junho.

A nova edição da Capacitação Online sobre Inventários Municipais de Emissões de Gases de Efeito Estufa será oferecida com exclusividade aos governos associados à Rede ICLEI e cidades signatárias do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) e estará disponível até 19 de julho de 2019.

Durante o curso serão aprofundados conceitos e demonstradas a aplicação prática da metodologia Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade – GPC e suas atualizações para que os governos locais possam dar o primeiro passo na construção de uma estratégia de enfrentamento à mudança do clima, além de cumprir a 1ª etapa do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

Este ano a metodologia da capacitação será oferecida em cinco módulos temáticos, combinando série de vídeos informativos, materiais de referência e sessões de interação com especialistas ao vivo, disponíveis em Português e Espanhol.

A capacitação faz parte do Pacote de Soluções oferecido em 2019 para os associados da Rede ICLEI, interessados em aprofundar ou atualizar o seu conhecimento sobre a elaboração de inventários de emissões de GEE. O treinamento será oferecido sem custo às cidades signatárias do Pacto, graças a uma parceria entre o ICLEI América do Sul e o Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) da União Européia. Em 2018 foram mais de 150 inscritos de 37 cidades, em sete países.

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais, comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 100 países, o ICLEI contribui pra que os governos locais elaborem políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.