Funcionários I realiza encontro sobre políticas para idoso, nesta sexta-feira

Por - em 52

Discutir as políticas públicas voltadas para as pessoas da terceira idade, o envelhecimento saudável e a inclusão desse segmento nas atividades sociais são os temas do ‘1º Encontro de Sensibilização da Velhice’, que acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 13h30, no ginásio da Escola Municipal Castro Alves, localizada na rua Manoel Guerra, 71, próximo à praça Lauro Vanderlei, no bairro Funcionários I. O evento conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Luiz Alberto Rodrigues da Rocha, organizador do evento, diz que o encontro surgiu a partir das reivindicações das pessoas da terceira idade do bairro, que sentiram a necessidade de um espaço de discussão para a elaboração de programas e projetos que pudessem atendê-los. “Será um importante local de discussão de diversos temas e, além disso, pretendemos mobilizar a comunidade para que as pessoas desenvolvam um pensamento crítico em relação aos idosos. Essas pessoas são capazes, aptas e dinâmicas e podem participar de todas as atividades sociais”, ressalta.

Rocha explica que o encontro tem por intuito informar e conscientizar as pessoas sobre a atual política nacional do idoso, bem como a contribuição da comunidade na difusão, participação e efetivo cumprimento dessa legislação. “É importante que as pessoas conheçam o Estatuto do Idoso e possam colocá-lo em prática, pois este segmento é vítima de preconceito e violência. Após as discussões, estaremos disponibilizando – com o apoio dos órgãos públicos e privados – diversas atividades para os idosos de nosso bairro”, afirma o organizador.

Durante o encontro, representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil estarão ministrando palestras sobre temas ligados à discriminação, políticas e outros assuntos voltados para a terceira idade. As apresentações culturais ficarão por conta dos grupos ‘Mulheres do Cangaço’, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e ‘Nova Esperança’.