Funcionários II comemora 24 anos com shows, tendas de serviços e competições

Por - em 47

Neste sábado e domingo (22 e 23), a população do Funcionários II vai festejar os 24 anos do bairro, que tem 16.222 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Haverá torneios esportivos, serviços e shows musicais, na Praça Bela e no Estádio O Batistão. A programação será aberta às 7h30 do sábado, se estenderá por todo o dia e será encerrada com os shows de Nação Maracahyba e Rastamen, na noite do domingo. O programa de aniversário foi construído pelas lideranças comunitárias do bairro e representantes de vários órgãos do Governo Municipal.

Segundo o membro do Grupo de Articulação Comunitária (GAC), Luiz Costa, às 7h do sábado, na praça, haverá o Acorda Funcionários, com um café da manhã para a comunidade e um aulão do Programa João Pessoa Vida Saudável (da Secretaria Municipal de Saúde – SMS). Logo depois, tem início a prestação de serviços diversos, como escovódromo, verificação de pressão arterial, testes de glicemia, terapias alternativas, palestras educativas, cortes de cabelo e distribuição de mudas de árvores. No Centro de Cidadania, haverá curso de trufas, a partir das 9h. O grupo de danças da comunidade se apresentará, antes de uma palestra educativa da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), às 10h.

Estandes e torneios – Ainda no início da manhã, serão montados na praça estandes do Procon Municipal, do Orçamento Democrático, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) e da Secretaria de Transparência Pública (Setransp), que oferecerão atendimento à população, orientação e distribuirão material educativo. A partir das 16h, haverá apresentação dos grupos folclórico de Senec, Baticumlata e Axé Capoeira. O prefeito Ricardo Coutinho fará um pronunciamento e haverá o corte do bolo de aniversário, com apresentação da Banda 5 de Agosto. O sábado será encerrado com show da Banda Aerotrio e Caronas do Opala.

No domingo, a partir das 7h, haverá torneios esportivos de futebol, futsal, vôlei de dupla, espiribol, dominó e futebol de botão. A premiação da equipes campeãs será às 18h. Antes, às 17h, haverá apresentações culturais dos grupos de hip hop Atitude do Gueto e Legionários do Rap, além do Treta de Favela e MCs Tota. Durante todo o dia, serão oferecidos os mesmos serviços iniciados no sábado. A festa termina com shows de Nação Maracahyba e Rastamen.

O bairro – Dados do Censo 2000 do IBGE mostram que o bairro Funcionários II tem 16.222 moradores, sendo 7.806 homens e 8.416 mulheres. Eles representam 2,94 da população da Capital, estimada em mais de 630 mil habitantes. Entre os moradores do bairro, 42% são crianças e jovens, 53% adultos e 5% idosos. Cerca de 87% da população maior de 5 anos é alfabetizada e 34,8% dos responsáveis pelos domicílios têm, pelo menos, o ensino médio concluído. No tocante à renda, 18,3% da população vive com até um salário mínimo. Segundo lideranças comunitárias, o bairro foi oficialmente fundado no dia 13 de setembro de 1983.