Fundação Cultural discute ações de intercâmbio cultural em PE

Por - em 22

Ações de intercâmbio cultural entre João Pessoa e Pernambuco foram discutidas nesta terça-feira (21) pelo diretor executivo da Fundação Cultural da Capital paraibana (Funjope), Milton Dornellas. O gestor cultural manteve reuniões com a secretária de Cultura de Olinda, Márcia Souto, na cidade pernambucana, e com o secretário de Cultura de Recife, Renato Lins, na Capital. Os encontros foram agendados durante o Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas, ocorrido recentemente em Brasília.

O encontro em Olinda contou com a participação da secretária executiva de Cultura daquele município, Clarice Andrade; do diretor de Cultura, Pepe Jordão e da assessora Marcela Torres. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de intercâmbio inicialmente em algumas datas comemorativas, a exemplo do aniversário da cidade João Pessoa, que acontece no dia 5 de agosto e do Dia do Estudante e do Magistrado, celebrado na cidade de Olinda no dia 11 de agosto.

Como primeira ação, a instituição cultural de Olinda vai enviar um grupo de cultura popular para fazer parte da programação das comemorações do aniversário da Capital paraibana, festejado durante toda a Festa das Neves, que acontece de 30 de julho a 6 de agosto. Outra iniciativa debatida foi o projeto de artes visuais ‘Olinda – Arte em toda parte’, realizado no mês de dezembro, e que na próxima edição contará com a participação de artistas paraibanos. Paralelo a este evento, acontece o Circuito Gastronômico, que é outra iniciativa de valorização cultural.

A secretária de Cultura de Olinda, Márcia Souto, avaliou o encontro como bastante positivo. “Iniciativas como esta são de fundamental importância porque Olinda é uma cidade que em cada esquina, em cada ladeira, tem uma expressão da cultura popular e esse intercâmbio proposto só agrega mais valor aos nossos artistas. Eu tenho certeza que eles serão muito bem recebidos em João Pessoa, assim como os artistas de lá serão também acolhidos por nós”.

Em Recife – Além dos gestores culturais de João Pessoa e Recife, a reunião ocorrida da Secretaria de Cultura de Recife contou com a participação de outros integrantes da pasta daquela cidade, a exemplo da diretora do Pólo Multicultura, Luciana Veras; do diretor de programação do Pátio de São Pedro, Fred Caiçara e do gerente de Música, Evandro Sena. No encontro, foram discutidas parcerias em projetos como o Sabadinho Bom, Circuito Cultural das Praças, Festa das Neves e Sexta do Balanço, todos em João Pessoa, além dos projetos que acontecem em Recife, como ‘A Letra e a Voz’, Festival Internacional de Dança, Festival Nacional de Teatro e Mês da Consciência Negra.

Como primeira ação de intercâmbio cultural, ficou acordado que durante a Festa das Neves a Secretaria de Cultura de Recife vai enviar um grupo de cultura popular a ser definido para se apresentar durante a festa, enquanto que a Funjope vai trazer uma banda do circuito alternativo recifense para se apresentar durante o encontro de bandas alternativas, previsto para acontecer no dia 1º de agosto.