Fundação SOS Mata Atlântica integra programação dos 427 anos de JP

Por - em 105

A Fundação SOS Mata Atlântica, organização não governamental que atua na defesa dos últimos remanescentes de Mata Atlântica no Brasil, vai participar das atividades de comemoração dos 427 anos de João Pessoa. No período de 14 a 26 de agosto, dois caminhões da fundação estarão na cidade com o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, oferecendo diversas atividades de educação ambiental. A ação será feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Os dois caminhões ficarão instalados no estacionamento do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. Entre eles, será armada uma tenda de 150m², com a exposição “Nosso verde também depende do azul”, com informações sobre a importância dos mares e sua relação com a Mata Atlântica.

Durante a visita, equipes da SOS Mata Atlântica e da Semam promoverão atividades gratuitas com o público, como jogos educativos, palestras, cursos, oficinas e exibição de vídeos, entre outras atividades. Escolas e grupos interessados poderão participar das atividades monitoradas. Os caminhões contam, ainda, com estruturas próprias para receber pessoas com deficiência física.

SOS Mata Atlântica – O projeto da Fundação SOS Mata Atlântica está em seu quarto ciclo anual e já visitou mais de 90 cidades do Brasil. Neste novo ciclo, o caminhão visitou a cidade do Rio de Janeiro, durante a conferência Rio+20, e Fortaleza, no início de julho. Nas cidades, os caminhões serviram de palco para diversas atividades educativas.

O foco atual é apresentar ao público o valor da zona costeira e dos ecossistemas marinhos, destacando como as ações cotidianas impactam a biodiversidade marinha e afetam a população brasileira. Com este objetivo, o projeto visitará 14 municípios litorâneos no período de um ano.  João Pessoa será a quarta cidade a receber a exposição em sua nova jornada.

O projeto tem o patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.  O apoio local é da Semam e das organizações não governamentais Associação Paraibana Amigos da Natureza (Apan), Guajiru e Escola Viva Olho do Tempo.

João Pessoa na Mata Atlântica – A Capital e mais 54 municípios da Paraíba estão na Mata Atlântica. São áreas que, por estarem na costa litorânea do Brasil, sofrem desde a colonização com o processo de ocupação humana. Nos estudos realizados pela Semam, foram detectadas 20 espécies de flora e fauna ameaçadas ou vulneráveis de extinção no município.

João Pessoa é a primeira cidade brasileira a elaborar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, lançado em novembro de 2010. Com o plano, foram priorizadas 20 áreas verdes para conservação ambiental, além dos parques urbanos já existentes.

Serviço

A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante

Realização: Fundação SOS Mata Atlântica e Semam

Data: 14 a 26 de agosto

Local: Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)

Horários: das 8h às 17h