Fundo de Municipal de Cultura elege presidente e traça metas

Por - em 23

A Comissão Deliberativa do Fundo Municipal de Cultura realizou a primeira reunião com os novos membros eleitos para o biênio 2007-2009, na tarde da última sexta-feira (09), na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), para a apresentação dos 10 integrantes oficiais e os três suplentes.

A reunião foi aberta com uma explanação de Lau Siqueira, Diretor Executivo da Funjope, que deu as boas vindas à nova equipe, explicou quais são as políticas culturais da fundação e ressaltou o critério utilizado na seleção dos cinco membros indicados pelo poder público, que priorizou contemplar diferentes áreas de atuação cultural. Ele enfocou, também, a autonomia de que a Comissão dispõe.

Em seguida, o coordenador da reunião, Fernando Abath, leu os nomes dos componentes da nova equipe e apresentou-se oficialmente como novo Presidente da Comissão, por indicação da Diretoria Executiva da Funjope. Na ocasião foi definida a data da próxima reunião, que será na sexta-feira (23). O vice-presidente da Comissão, escolhido por aclamação, será Edson Pessoa dos Santos.

A Comissão, responsável pela elaboração e lançamento de editais, julgamento, acompanhamento, fiscalização e execução dos projetos aprovados, é composta por dez membros titulares e três suplentes, sendo cinco destes titulares, indicados pela gestão municipal, e os outros cinco, eleitos na eleição realizada no último dia 09 de outubro.

Foram escolhidos pelo voto direto Fernanda Benvenutty, da Associação Cultural Império do Samba; Edson Pessoa, da ONG ‘Desenvolvimento Cultural Popular das Quadrilhas Juninas de João Pessoa’; o radialista Cardivando Cavalcante, da Federação Carnavalesca de João Pessoa; Gilmar Sales, e a atriz e arte-educadora Ailza Freitas, da ONG ‘Maré Produções Artísticas’.

Os suplentes eleitos foram Cristina Strapação, representando a área de cinema; Edílson Alves, da área de artes cênicas e Josinaldo Flores, ambos agentes da cultura popular. Os cinco representantes do poder público municipal são: Fernando Abath, Déa Limeira, Rivaldo Costa, Lúcia França e Petra Ramalho.

O presidente Fernando Abath disse que tem total consciência de qual será o seu principal desafio. “Tenho a profunda compreensão de que terei como principal tarefa a reestruturação técnica e administrativa da comissão, bem como coordenar toda uma discussão da reformulação da Lei 9.560/2001 e do Decreto 4.469/2001, no entendimento de que esses instrumentos de incentivo à cultura em nosso município cumpriram o seu papel e que precisam incorporar as novas necessidades da produção cultural”, explicou. “É uma honra para mim, como pessoense, em conjunto com os novos conselheiros e conselheiras, participar dessa comissão, pois acredito nas leis de incentivo à cultura como importantes e democráticos mecanismos de empoderamento da sociedade”, completa.