Fundo Municipal já investiu R$ 700 mil em 63 projetos aprovados pela Funjope

Por - em 55

O Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) já investiu R$ 700 mil em projetos culturais nas áreas de literatura, artes plásticas, teatro, dança, música e cultura popular, além de contribuir para financiamentos de projetos de produção. De acordo com os dados da Fundação Cultural de João Pessoa ( Funjope), dos 63 projetos aprovados 41 já tiveram o pagamento totalmente concluído. Os demais aguardam a prestação de contas para terem as suas parcelas definitivamente quitadas.

De acordo com o diretor-executivo da Funjope, Lau Siqueira, antes de lançar o edital o órgão levou a proposta do Fundo Municipal para discussão nos comunidades de Mangabeira, Mandacaru, Cruz das Armas, Alto do Mateus, Valentina e Varadouro, para que a população também pudesse contribuir para a estrutura do FMC. “Após a aprovação do edital pelos bairros, a Funjope voltou a esses locais para oferecer oficinas de elaboração de projetos. O resultado das oficinas nos bairros foi bastante proveitoso. Tivemos projetos aprovados em diversas localidades”, afirmou.

Lau Siqueira explica que o edital dava preferência aos projetos de formação e circulação, mas todas as áreas foram contempladas. O diretor da Funjope disse também que um dos principais diferenciais do edital do FMC foi o fato de o artista só recebem a próxima parcela do financiamento depois de prestar contas integralmente da anterior”, reforçou.

FMC – O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município de João Pessoa, para a realização de projetos culturais. Trata-se de um importante instrumento público de fomento aos empreendedores culturais. Os recursos vêm de um fundo financeiro especialmente criado para subsidiar as produções artísticas e culturais da cidade.