Funjope abre inscrições para edital de propostas de oficinas

Por - em 50

Estão abertas até 2 de março, as inscrições para o Edital Público de Seleção e Premiação de Propostas de Oficinas Culturais a serem realizadas em diversos espaços comunitários localizados nos bairros de João Pessoa. As oficinas terão acesso gratuito à população de todas as faixas etárias, a exemplo de crianças, jovens, adultos e idosos, no período de maio a novembro deste ano. A promoção é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O concurso abre vagas para oficineiros de artes visuais, dança, audiovisual, música, artes cênicas, cultura popular, literatura, comunicação, culinária e outras áreas culturais. Os oficineiros devem ter conhecimentos e experiências comprovadas na sua área.

A assessora pedagógica da Funjope, Déa Limeira, reafirmou que essa seleção consolida uma metodologia de descentralização do fazer cultural. “Com mais um processo para a seleção de propostas de oficinas, o trabalho de formação cultural, promovido pela Funjope nos diversos bairros da cidade, se consolida como uma ação relevante no que diz respeito à democratização do acesso à arte e à cultura para a população, ao mesmo tempo em que agrega artistas, mestres da cultura e arte-educadores para um trabalho de inclusão através dos seus saberes e fazeres, fortalecendo grupos e entidades e promovendo o protagonismo das comunidades envolvidas”.

Inscrições – Os interessados em participar do Edital devem realizar as inscrições na Funjope, localizada na rua Duque de Caxias, nº 352, no Centro, das 14h às 18h. O resultado da seleção das propostas está previsto para ser publicado no dia 25 de março.

Retrospectiva – No ano passado foram realizadas 67 oficinas, que atenderam 61 entidades localizadas em 38 bairros da cidade, contemplando uma média de 1.500 participantes. Durante a realização das oficinas foram captadas imagens a serem transformadas em um vídeo documentário que abordará o conjunto destas ações realizadas em espaços distintos.