Funjope abre inscrições para programa Cine Mais Cultura

Por - em 17

As entidades privadas, sem fins lucrativos, que estejam interessadas em montar um cineclube na Capital, têm até 16 de agosto para se inscrever gratuitamente no programa ‘Cine Mais Cultura’. Ao todo, estão sendo oferecidas 15 oportunidades via edital. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Ministério da Cultura (MinC).

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal da prefeitura. As propostas contempladas vão receber um kit de equipamento audiovisual com tecnologia digital, 104 DVDs, além de oficina de capacitação cineclubista.

A chefe de Divisão Audiovisual da Funjope, Ana Bárbara Ramos, ressaltou que a intenção do programa é democratizar o acesso à sétima arte, ampliando a formação de plateia para o cinema e audiovisual, principalmente com relação a filmes brasileiros. “Em todo Brasil, existem cerca de 2 mil salas de cinema. A maioria delas está concentrada nas capitais. A iniciativa do Minc, em parceria conosco, vem justamente aumentar o número de salas de exibição com outras alternativas de programação. É uma forma de evitar a concentração em um só local, como acontece atualmente, nos shoppings”, explicou.

Além do acervo de 104 DVDs, disponibilizados pelo projeto, cada contemplado poderá utilizar outras produções nas salas do cineclube, montadas com o apoio do programa. Por isso, o ‘Cine Mais Cultura’ se preocupou também em exigir das entidades que 60% da programação de audiovisual seja nacional.

Para participar da seleção, a entidade deve primeiro acessar o edital e a ficha de inscrição, disponíveis no portal da prefeitura de João Pessoa. Na página eletrônica, também estão os anexos. O link é o www.joaopessoa.pb.gov.br/licitacoes/funjope/#es. Os documentos relacionados podem ser entregues pessoalmente, dentro de um envelope lacrado, com a seguinte definição: “Edital Cine Mais Cultura João Pessoa, Rua Duque de Caxias, 352, João Pessoa PB, CEP 58010-821”.

O horário para a entrega do envelope é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Funjope, na Rua Duque de Caxias, Centro. Outra opção é enviar o envelope por meio dos correios, via sedex, ou carta registrada, postado até o último dia da inscrição. Mais informações sobre o modelo do projeto técnico a ser enviado estão no edital do programa e nos anexos.

Mais cinco pontos de exibição – Além da seleção via edital, a Prefeitura de João Pessoa acertou uma parceria direta com o Minc também dentro do programa ‘Cine Mais Cultura’. Com isso, já foram definidos mais outros cinco pontos de exibição. Eles funcionarão nos seguintes locais: Funjope; Escola Municipal de Artes, que está em processo de implantação; Centro de Referência da Juventude do Rangel; Centro de Referência da Juventude do Valentina de Figueiredo, e Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra.