Funjope agenda visitas para a exposição de Romero Cavalcanti

Por - em 45

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está agendando até o dia 20 de outubro visitas guiadas à exposição “Ex-Fotos”, do artista paraibano, radicado no Rio de Janeiro, Romero Cavalcanti. As 53 imagens disponíveis fizeram parte da programação do ‘Setembro Fotográfico’. O processo deve ser feito presencialmente, por telefone ou e-mail, e é direcionado para educadores, estudantes e profissionais da área de artes.

Para quem optar por fazer o agendamento presencial, basta se dirigir ao Casarão 34, que fica na Praça Dom Adalto, localizada na Avenida Visconde de Pelotas, n° 34, Centro da Capital. Já o fone para marcar o dia do comparecimento é o 3218-9708. Outra alternativa é encaminhar a solicitação para o e-mail da Coordenação Pedagógica da unidade cultural, que é o educativo34@gmail.com. A pessoa responsável é Sheilla Fadja, que responde pelo setor.

Além da apreciação aos trabalhos artísticos, os educandos poderão participar de oficinas relacionadas á temática expositiva. Para isso, no ato da visita, deve ser apresentado o termo de compromisso, que também é possível ser solicitado por e-mail, para garantir um melhor atendimento aos grupos.

O artista – Romero Cavalcanti é considerado uma das maiores expressões da fotografia brasileira, especialmente por causa do estilo que utiliza, com recortes artesanais de papel aplicados sobre imagens. O artista consegue ver dentro dessas figuras fotografadas outra possibilidade de forma, por meio de uma técnica singular. Mesmo tendo nascido na Paraíba, esta é a primeira vez que ele expõe em sua terra natal, depois de ser reconhecido nacionalmente.

O artista desenha com a faca. Suas figuras são cortadas no estilete sem nenhum rascunho prévio. Romero já fez cartazes de peças de teatro e capas de CD, além de ilustrações editoriais em livros e revistas brasileiras. Também é sua marca o traço ilustrativo feito por meio de programas de desenho vetorial e colagem digital.

‘Setembro Fotográfico’ – O projeto realizado pela Funjope, em parceria com o Sebrae, aconteceu de 24 a 30 de setembro, no Casarão 34, Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, e também no Centro Cultural São Francisco. Durante uma semana, o público teve acesso a uma programação que incluiu palestras, espetáculo, exposições de artistas locais e nacionais, além de oficinas e lançamentos de livros.

Por ocasião do evento, também houve o lançamento do catálogo “Fotografia Paraibana”, com 45 imagens, sendo três de cada um dos 15 fotógrafos paraibanos ou radicados no Estado. Os trabalhos foram selecionados por uma comissão formada pelos fotógrafos brasileiros convidados Ed Viggiani, Antonio Augusto Fontes e Pedro Vasquez.  O ‘Setembro Fotográfico’ também contou com o apoio da UFPB, Estação Cabo Branco, Arquidiocese da Paraíba e Centro Cultural de São Francisco.

Três exposições permanecem abertas – Apesar do evento ter durado uma semana, três exposições vão permanecer acessíveis ao público até 20 de outubro. Uma delas é a mostra de Romero Cavalcanti, no Casarão 34, com visitação das 8h às 12h e das 14h às 18h. As outras são “A Gente Enxerga Diferente (LocalFoto)”, com curadoria de José Wagner da Silva, e “Homem Pedra”, de Pedro David. Ambas estão disponíveis no período de 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Cultural São Francisco.

Confira abaixo as exposições do ‘Setembro Fotográfico’ que permanecem abertas:

CASARÃO 34

Exposição: “Ex-fotos” (Romero Cavalcanti)

Coquetel de abertura: 25 de setembro, às 19h30

Período: 25 de setembro a 20 de outubro

Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h

CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO

Tema: “A Gente Enxerga Diferente (LocalFoto)” (curadoria de José Wagner da Silva)

Período: 24 de setembro a 20 de outubro

Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h

Tema: “Homem Pedra” (Pedro David)

Período: 24 de setembro a 20 de outubro

Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h