Funjope apóia realização de oficinas de arte no Parque do Sol, domingo

Por - em 32

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a ‘Cia. de Teatro Perfil’, realiza no domingo (18), partir das 14h, na Associação de Moradores do Parque do Sol, no Valentina Figueiredo, um dia de oficinas de perna-de-pau, música, brinquedos e brincadeiras populares, direcionadas a crianças e jovens daquela comunidade e áreas adjacentes.

Trata-se de um projeto realizado pela ‘Cia. de Teatro Perfil’ desde agosto de 2006, no Bairro do Róger, desenvolvendo atividades artísticas e arte-educativas, planejadas de acordo com a faixa etária dos participantes. A partir de abril deste ano, a iniciativa passou a contar com a parceria da Funjope, num processo de expansão desta ação cultural para outras comunidades da Capital.

As oficinas pretendem reavivar, na memória das crianças e jovens atendidos, a importância e a magia do ato de brincar, ressaltando seus benefícios, a exemplo do aprendizado no trabalho coletivo, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de atrair e agregar as famílias, especialmente os pais, contribuindo emocionalmente desta forma para o desenvolvimento intelectual e social das regiões acolhidas.

A oficina de perna-de-pau, ministrada por Ranier Santos e Luciano Medeiros, conta com atividades circenses e objetiva o aprendizado da técnica utilizada em apresentações com o equipamento de madeira, com a segurança devida e o acompanhamento dos profissionais.

A oficina de música é orientada pelo percussionista Dal Zapata e proporciona a familiarização com elementos da música popular, através do exercício rítmico e ensaio com instrumentos musicais.

Já a oficina de brinquedos populares, ministrada por Cláudia Fabiana e Tiala Gomes, apresenta como resultado a confecção de um brinquedo popular para 80 crianças, a exemplo de rói-rói e galinhas de papel reciclado. A de brincadeiras populares, orientada pela mesma dupla, faz uma vivência com brincadeiras tradicionais como pula corda e ciranda.

A ‘Cia. de Teatro Perfil’ surgiu como resultado de oficina de teatro realizada em 2003, no Núcleo de Teatro Universitário Lima Penante (NTU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo fruto de um projeto de arte-educação promovido pela ‘Agência Ensaio’.