Funjope apresenta projetos culturais e anuncia São João de JP e Festa das Neves

Por - em 46

‘O São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’ vai homenagear o centenário da nascimento de Luiz Gonzaga e será realizado de 22 a 29 de junho. Já a Festa das Neves 2012 pretende resgatar a importância do evento, fazendo o link com o Corredor Cultural. Essas e outras novidades foram apresentadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultura (Funjope), nesta quinta-feira (03), em café da manhã e entrevista coletiva realizada, no Casarão 34, Centro.

Durante a entrevista coletiva, o diretor executivo da Funjope, Lúcio Vilar, também prestou informações sobre projetos culturais que estão em andamento, divulgou a programação para o mês do ‘Cine Volante’ e ‘Sabadinho Bom’, e reafirmou o compromisso cultural da Fundação.

“Nós estamos encontrando uma série de projetos e ações da Funjope já consolidadas e nosso papel aqui será de ajudar, um pouco mais, na consolidação disso e criar outras oportunidades de realizações e ações até para introduzir elementos novos, mas o que já está andando vamos manter, dar continuidade as ações desenvolvidas, pois elas são absolutamente respaldadas e respeitadas pelo público e êxitosas”, disse Lúcio Vilar.

Confira os pontos principais da entrevista coletiva:

São João- ‘O São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’ vai homenagear o centenário da nascimento de Luiz Gonzaga e será realizado de 22 a 29 de junho, no complexo formado pelo Ponto de Cem Réis, Praça Rio Branco e Praça Dom Adauto. Segundo Lúcio Vilar, a programação está sendo fechada e deve ser divulgada na segunda quinzena deste mês. “A programação será a altura dessa homenagem e os nomes escolhidos serão profundamente identificados com a linha musical de Luiz Gonzaga”, contou.

Festa das Neves – Lúcio Vilar citou que há sempre uma discussão sobre a perda de identidade do evento e a intenção é “repensar um pouquinho e ver o que pode melhorar ao que já foi introduzido no ano passado. O pensamento é dar um ‘plus’, resgatar alguma coisa do passado, do que foi a festa, do que ela representou. Tudo isso está em processo de amadurecimento para que a gente possa anunciar”, afirmou o diretor executivo da Funjope.

Centenário do ‘Eu’ – O Agosto das Letras esse ano será dedicado ao centenário do livro ‘Eu’, do poeta paraibano Augusto dos Anjos. Para tanto, a Funjope vai realizar um seminário ou um simpósio, que vai reunir especialistas e/ou pesquisadores paraibanos e de outros Estados, que tenham contribuição na área da pesquisa a respeito de Augusto dos Anjos.

Em paralelo, será realizada a ‘Semana do Eu’ (nome provisório), que de acordo com Lúcio Vilar, haverá exibições de documentários e filmes que tratem da poesia de Augusto dos Anjos, ou qualquer outra manifestação artística que respalde ou reflita o poeta.

Outra novidade é o Concurso de Vídeo-poema. “No concurso os realizadores vão produzir um filme ou vídeo de até cinco minutos em que esteja presente alguma vinculação direta com o livro ‘Eu’”, contou Vilar, lembrando que pode ser documentário, ficção, animação etc.

Em novembro ou dezembro será feita a premiação para os melhores trabalhos apresentados. O edital do concurso está sendo preparado.

Reforma da Funjope – Outro anuncio feito é que em 45 ou 60 dias o prédio sede da Funjope passará por reforma para ganhar dois novos ambientes. Um será a ‘Sala Funjope de Multimeios’, onde funcionará um cineclube. “Essa sala vai funcionar no segundo andar, é um espaço amplo, para 200 pessoas, e que também servirá para exposições, lançamentos de livros, conferências, palestras. Será mais um espaço que a cidade ganha e no Centro”, disse Lúcio Vilar.

O outro ambiente será transformado em um espaço de leitura e pesquisa, com jornais do eixo Rio/São Paulo, computadores e revistas. “É um ambiente de leitura, cujo nome sugerido foi ‘Leitura Expressa’”.

Revista Funjope – A publicação trará o calendário cultural e artístico do mês. A ideia é que a cada mês a revista esteja nos restaurantes, hotéis e nos pontos públicos que a PMJP e Funjope têm disponibilidade.  “É possível que até o dia 10 ou 15 a gente lance a edição de maio”, prevê Lúcio Vilar. O formato da Revista Funjope está sendo definido e, a partir de julho, a publicação trará, além do calendário, entrevista e artigo.

Samap 2012/2013 – A realização do Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap) foi confirmada. O objetivo do evento é refletir, difundir e fazer circular a produção de artes visuais da cidade. Em breve, o edital para seleção dos artistas será lançado.

Memorial do Cinema Paraibano – Ainda na coletiva, o diretor executivo da Funjope, confirmou a intenção da administração municipal em homenagear o cineasta Linduarte Noronha, falecido no início do ano, dando o nome do autor do documentário ‘Aruanda’ ao Memorial do Cinema Paraibano, que será implantado. “Nossa ideia, em comunhão com a Academia Paraibana de Cinema, é que o Memorial do Cinema Paraibano, projeto da Academia, tenha o nome de Linduarte Noronha”, disse Lúcio Vilar.

O Memorial do Cinema Paraibano teria como sede a Estação das Artes, novo anexo da Estação Cabo Branco. “Essa é uma ideia que ainda está em conversação com a direção da Estação Cabo Branco”, revelou Vilar.

Projeto Curta na Escola – Segundo Lúcio Vilar, será feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedec), instituindo o Projeto Curta na Escola, cuja meta é a utilização do audiovisual na sala de aula, popularizando o documentário. “Vamos selecionar 15 ou 20 trabalhos de diretores de audiovisual que receberão uma cota em DVD da coletânea e um valor pelo direito autoral. Eles vão também participar de debates em sala de aula”, contou, lembrando que “esse é um projeto simples, barato e que vai deixar aberto um gancho para a segunda edição”, adiantou.

Para Lúcio Vilar, o Curta na Escola “é uma conjugação de forças entre a Funjope e Sedec e que vai ter um efeito multiplicador na formação de público, de platéia qualificada”, finalizou.

Parcerias com o Minc – Finalizando a coletiva, Lúcio Vilar falou sobre a busca de parcerias e convênios com o Ministério da Cultura (Minc). Ele contou que foi solicitada audiência com a Secretaria de Audiovisual (Sav), visando à área de qualificação.

Confira no link a programação completa do mês de maio   e a programação completa da Funjope para 2012