Funjope debate ações na 1ª audiência setorial do OD

Por - em 49

As ações culturais promovidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foram apresentadas e debatidas na noite desta terça-feira (1º) com a população, durante a primeira audiência setorial do Orçamento Democrático. A atividade aconteceu no ginásio Giseldão, no bairro do Roger, e contou com a presença dos secretários da Transparência Pública, Antônio Barbosa, da adjunta do Meio Ambiente, Rossana Honorato, do diretor executivo da Funjope, Chico César e dos vereadores da Capital.

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) foi o primeiro órgão a apresentar as atividades que vêm desenvolvendo na Capital, nas áreas de música, artes plásticas, audiovisual, teatro e cultura popular. O diretor adjunto da Funjope, Milton Dornelas, foi o responsável pela exposição. “A relação do poder público com a sociedade mudou radicalmente nestes cinco anos e as atividades da Funjope têm sido o reflexo disto, da evolução da cultura no município de João Pessoa”, frisou.

Primeiro, foi apresentado o calendário de atividades que é realizado permanentemente pelo órgão, como o São João, Festa da Penha e das Neves, Festival de Quadrilhas, Reveillon, Cine Volante, entre outros. A intersetorialidade com as demais secretarias municipais também foi citada, através da participação da Funjope em eventos como a feira de produtos do Empreender-JP (Sedesp) e na Cidadania Ativa para as Mulheres (CPPM).

Atividades – Os apoios que a Funjope oferece para a realização de atividades culturais nos bairros também foram apresentadas, entre elas, o “Roger mostra sua cara”, a “Paixão de Cristo nos bairros” e o “Encontro Cultural do Vale do Gramame”. “A Funjope realiza um contato permanente com as comunidades e fica ‘antenada’ com o que está acontecendo nos bairros de João Pessoa, pois sabemos que são nestas ações onde há um grande potencial da cultura paraibana a ser apresentado e que precisamos oferecer todo o apoio”, disse Milton Dornelas.

Ele também convocou a todos a participar da Conferencia Municipal de Cultura, que será realizada no mês de outubro e terá como tema “Cultura e Diversidade, cidadania e desenvolvimento”, e será a oportunidade da sociedade civil debater com o poder público políticas públicas, que devem formar um plano municipal de cultura para João Pessoa. Por fim, foram divulgados os investimentos que o Governo Municipal tem promovido na área cultural de João Pessoa. Só em 2009, até o momento, foram investidos cerca de R$ 2 milhões de reais.

Saúde – Nesta quinta-feira (03) a Secretaria de Saúde estará presente na segunda Audiência Setorial, falando sobre o seu plano de investimentos para o próximo ano e prestando contas das ações que estão sendo desenvolvidas agora em 2009. A atividade vai acontecer no ginásio Odilon Ribeiro Coutinho, no Valentina Figueiredo, a partir das 19h.