Funjope define esquema de segurança para o São João da Capital

Por - em 62

A Fundação Cultural de João Pessoa já definiu o esquema de segurança para o São João de João Pessoa – O Melhor da Gente, que acontece de 21 a 29 de junho, no Centro Histórico da Capital.

A Polícia Militar vai disponibilizar cerca de 100 homens para a área do evento, durante os shows e a dispersão do público. Ainda haverá um efetivo de segurança privada para trabalhar nos pontos que dão acesso à festa. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) manterá 40 agentes para a fiscalização da área utilizada pelos comerciantes ambulantes, verificando as mercadorias a serem vendidas.

Seguindo orientação do Ministério Público (MP), está rigorosamente proibida a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro e um Termo de Ajustamento de Conduta também firmado com o MP estabeleceu que o horário limite para o término da festa será até 1h da manhã.

A estratégia para a segurança de quem vai brincar o São João na Capital foi definida em uma reunião na última terça (17), na sede da Funjope e que contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Guarda Municipal, Secretaria Executiva de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria de Turismo (Setur).

No Conventinho
– O ‘Festival de Quadrilhas Juninas Arraial do Varadouro’, em sua 12ª edição, acontece numa estrutura de tablado coberta, com capacidade para duas mil pessoas, montada na área interna do Conventinho, com as apresentações das quadrilhas juninas concorrentes dos grupos A e B, além das convidadas.

No Largo
– Mais de cinqüenta grupos populares se apresentam no tablado com estrutura coberta, montado no Largo de São Pedro Gonçalves, que conta também com a ‘Tenda do Cordel’, destinada à exposição e comercialização de folhetos de cordel e afins, e que tem uma programação diária com repentistas, cordelistas e emboladores de coco.

Praça Antenor Navarro – Serão 20 shows de artistas nordestinos. Nos intervalos das apresentações, será montada uma rádio para dar informações, realizar entrevistas com o público, além dos tradicionais recadinhos do coração.

Nas três áreas da festa, serão instalados banheiros químicos, em local visível e seguro. Lembrando que a coordenação do evento pede a colaboração de todos, no sentido de evitar comprar ou levar vasilhames de vidro, além do cuidado com os equipamentos públicos e o patrimônio histórico.