Funjope exibe estandartes do Folia de Rua e de tribos

Por - em 27

A exposição de estandartes ‘Folia de Rua, Tribos Indígenas, Cocares e Fantasias’, está em cartaz, desde o último dia 12, nas ‘Salas Funjope de Exposições’, o mais novo espaço destinado a este fim na Capital paraibana, localizado no pavimento térreo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), localizado na Praça Antenor Navarro, nº. 06, no Centro Histórico de João Pessoa.

Parte dos estandartes de blocos associados ao projeto Folia de Rua, instrumentos e acessórios de grupos populares compõem a exposição de abertura no ano de 2009 das ‘Salas Funjope’. A mostra é uma representação do momento efervescente que antecede o período de Momo na Capital. Além dos estandartes cedidos pelo Folia de Rua, integram a mostra os cocares, capacetes, fantasias, vídeos das tribos indígenas ‘Pele Vermelha’, ‘Tupinambá’, ‘Tabajara’, ‘Tupi Guarani’, e dos blocos carnavalescos e clube ‘Bandeirantes da Torre’.

Estandartes – A exposição é composta pelos estandartes das agremiações carnavalescas ‘Cafuçu’, ‘A Moringa’, ‘Portadores da Folia’, ’25 Bichos’, ‘Anjo Azul’, ‘O Boi do Bessa’, ‘Galo do 13 de Maio’, ‘Cordão do Frevo’, ‘Os Imprensados’, ‘Virgens de Tambaú’, ‘Viva Sérgio carneiro’, ‘Canto do Tetéu’, ‘Folia Cidadã’, ‘Confete e Serpentina’, ‘Bloco da Melhor Idade’, ‘tribo Tupinambá’, ‘Tribo Pele Vermelha’, ‘Tribo Tabajara’, ‘Elefante da Torre’, ‘Cabeça de Porco’, ‘Urso Preto e as Paquitas’, ‘Bloco do Pinguim’ e ‘Cordão do Frevo Rasgado’, além do histórico estandarte ‘Folia de Rua – Aos 100 Anos de Frevo’, em homenagem ao centenário do frevo, ocorrido em 2007.

Folia de Rua – Uma das maiores e mais democráticas prévias carnavalescas do País, o Folia de Rua com quase 40 blocos carnavalescos faz a festa pelas ruas e levando milhares de foliões a festejar o carnaval de rua desde 1993, ano em que foi criada a associação para organizar os blocos de bairros que saiam de forma independente e aleatória.

A partir do Folia de Rua, criou-se um calendário com datas e horários específicos para concentração e saída de cada bloco. Hoje, cerca de meio milhão de pessoas participam das prévias pelas ruas dos bairros, com orquestras, trios e charangas, que acontece tradicionalmente dez dias que antecedentes ao carnaval. Mais informações pelos telefones 3218-9707 e 3218-5502, ou na sede da Funjope, em horário comercial.