Funjope inicia inscrições para oficina sobre cineclubismo

Por - em 30

Estão abertas as inscrições para a oficina ‘Cineclubismo – Como criar e manter um cineclube em sua comunidade’, ministrada pela produtora de audiovisual Liuba Medeiros. A oficina, que acontece no Centro de Referência da Cidadania dos Bancários, faz parte do projeto ‘Oficinas Culturais Nos Bairros’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio a sua Fundação Cultural (Funjope).

Inscrições – A oficina conta com 20 vagas destinadas a alunos do ensino médio, maiores de 16 anos. Os interessados devem se inscrever até a próxima quarta-feira (30), no Centro de Referência da Cidadania do bairro dos Bancários, localizado na Rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n.

A oficina, que acontece de outubro a dezembro, sempre às terças e quintas-feiras, das 14 às 17h, tem início na quinta-feira (1º de outubro). O objetivo é difundir o audiovisual brasileiro e, mais especificamente, o paraibano, que pouco espaço tem para se mostrar e se fazer conhecer.

A oficina continuada tem como propósito fornecer informações e promover o encontro entre pessoas interessadas nessa difusão e em conhecer não apenas esta produção, mas um pouco mais sobre cinema e cineclubismo. Também tem como meta acompanhar os grupos que possam surgir desde o início de suas atividades, ajudando a superar as primeiras dificuldades e fortalecer a ação.

Cineclubes – São espaços alternativos de difusão audiovisual não-comercial, organizados e geridos pela própria comunidade. Nesse contexto, os curta-metragens estão especialmente inseridos entre os filmes que pouco circulam e pouco são vistos, apesar de serem produzidos cada vez em maior quantidade.

Sobre a ministrante – Liuba Medeiros é produtora de curtas-metragens e tesoureira da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Paraíba (ABD-PB), onde faz parte do conselho gestor do Ponto de Cultura Urbe Audiovisual desenvolvendo oficinas de cinema, vídeo e exibições no Tintin Cineclube, sendo ainda, coordenadora de articulação do Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual da ABD-PB.
Mais informações no Centro da Cidadania dos Bancários, ou pelos telefones 3235-3943 e 8802-6170, em horário comercial.