Funjope inscreve para oficina de animação em ‘stopmotion’

Por - em 21

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (13) e até o próximo dia 20, as inscrições para a oficina de animação em ‘stopmotion’, ministrada por Alisson Ricardo e Jacqueline Lima, numa promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), através da Divisão de Audiovisual e em parceria com a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual (da Associação Brasileira de Documentarias da Paraíba-ABD-PB), Ministério da Cultura (MinC), TV Cidade e o Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita por qualquer interessado, maior de 18 anos, por meio das fichas de inscrição, que estão disponíveis nos endereços eletrônicos www.joaopessoa.pb.gov.br, abdpb.org.pb e divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br, ou ainda na Unidade Cultural Casarão 34, localizada na Praça Dom Adauto, 34, em horário comercial.

A oficina, que faz parte da programação do ‘Dia Internacional da Animação’, celebrado no mundo inteiro em 28 de outubro, acontece de 23 a 25 deste mês, na Estação Cabo Branco, abre vagas para 20 alunos e tem a carga horária estabelecida de 16 horas, lembrando que os participantes devem ter idade mínima de 18 anos.

Programação – Na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24), a oficina acontece das 8 às 13h; já no sábado (25), das 8 às 13h e das 14 às 17h, com a abordagem dos tópicos ‘Por que enxergamos uma Animação?’, ‘Equipamentos Utilizados para a ilusão de movimento ao longo da história da animação’, ‘Variações de técnicas e estilos de animação’, ‘Produção do roteiro’, ‘Produção dos personagens’ e ‘Produção da Animação’.

A oficina tem como produto final um vídeo em animação criado pelos alunos utilizando a técnica do ‘stopmotion’. Para tanto, os participantes vão conhecer os conceitos que tornam possível enxergar movimento numa seqüência de imagens estáticas. Em seguida, produzirão na prática a animação desde elaboração do roteiro, confecção dos bonecos, criação de movimento e captação pelas câmeras. Tudo com a orientação dos professores que estarão acompanhando as atividades, trazendo este conhecimento de forma bastante prática.

A técnica – O ‘stopmotion’ é uma técnica de animação que permite a interação processos artesanais e tecnológicos, pois cria a ilusão de movimento através captação de imagens de pequenos movimentos graduais de um objeto ou personagem que juntos formam uma seqüência, num processo constante de ‘movimenta, pára e fotografa’, daí o termo ‘stopmotion’.

Ministrantes – Alisson Ricardo e Jacqueline Lima trabalham com animação e história em quadrinhos em João Pessoa, além de atuarem como arte finalistas e coloristas para o mercado norte-americano de quadrinhos. Fizeram parte da equipe de produção do videoclipe em animação ‘Lelê’ da ‘Chico Correa e Eletronic Band’. Atualmente, estão inseridos na produção do novo longa metragem ‘Fuga em ré menor’, do Estúdio ‘Otto Desenhos Animados’, de Porto Alegre (RS).

Mais informações pelos telefones 3218-9708 (Casarão 34), 9109-1968 (Cristhine Lucena), e 9134-6956 (Ana Bárbara Ramos).