Funjope lança documentário sobre bastidores de oficinas culturais

Por - em 23

O vídeo documentário ‘Memórias do Futuro’ vai ser lançado nesta terça-feira (20), às 16h, no Teatro Lima Penante. A ocasião, que marca o encerramento do ciclo de atividades do projeto de oficinas culturais da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), também será um momento de avaliação e entrega dos certificados.

Com direção e roteiro de Déa Limeira e Pedro Osmar, o documentário mostra fragmentos das 100 oficinas ocorridas de maio a novembro deste ano, envolvendo 68 entidades em 42 bairros da cidade, dentro do projeto Oficinas Culturais nos Bairros, promovido pela Funjope.

“O documentário ‘Memórias do Futuro’ é beleza, inclusão, humanismo, ousadia. Agrega e provoca”, disse o diretor executivo da Funjope, Milton Dornellas. No encarte de apresentação, a assessora pedagógica da Fundação e uma das diretoras do vídeo, Déa Limeira, destacou que ‘Memórias do Futuro’ apresenta o registro de uma pequena parte de belas histórias que entrelaçam arte, vida, cotidiano e cultura.

“Este filme é registro de um esforço coletivo em mostrar os bastidores das oficinas e a cara de todos os envolvidos, com a alegria do aprendizado e, principalmente, sem o medo de errar dos que realmente querem aprender”, observou o outro diretor, Pedro Osmar.

Retrospectiva – O resultado destas oficinas foi apresentado no último dia 13, durante uma mostra no Ponto de Cem Réis, que reuniu oficineiros, participantes das oficinas e gestores e apresentou trabalhos de diferentes linguagens artísticas, a exemplo de teatro, dança, música, literatura, artesanato, rádio comunitária, audiovisual e artes visuais.

Oficinas Culturais nos Bairros – É um projeto cultural que acontece desde 2008, contemplando diferentes espaços comunitários localizados nos bairros da Capital, com acesso gratuito à população de todas as faixas etárias, visando o estímulo e o desenvolvimento de ações de difusão e formação cultural.