PMJP participa de encontro que discute uso do cinema na educação

Por - em 23

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), por meio de sua Divisão de Audiovisual e da Assessoria Pedagógica, está participando do ‘Fórum Cinescola – Interações Audiovisual Educação’. O evento que teve inicio na noite da última sexta-feira (2), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na cidade de Recife (PE) promove o encontro entre educadores, realizadores audiovisuais, sociólogos, pedagogos, cineastas, ministrantes de oficinas nas comunidades, comunicólogos e estudantes.

A programação do fórum prioriza debates que estreitam as relações do audiovisual com a educação. Também promove a sensibilização dos educadores para as possibilidades de diálogo entre o audiovisual e a prática pedagógica, utilizando o cinema como ferramenta educacional e de ampliação de universo e evolução das pessoas. O projeto foi aprovado pelo Edital do Audiovisual (Funcultura) do Governo de Pernambuco, em uma realização do Programa Cinescola, coordenado pela produtora cultural Andréa Mota, que divide sua curadoria com as educadoras Liz Ramos e Silvana  Marpoara.

Aprendendo a Olhar – O primeiro módulo do programa teve início na sexta-feira (2) com a programação “A Formação do Olhar”, que apresentou a palestra “Aprendendo a Olhar”, ministrada por Moira Toledo. Ela coordena desde 2004 o projeto Formação do Olhar do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Em seguida, aconteceu a oficina de videoarte, ministrada pelo cineasta pernambucano Oscar Malta.

Na manhã do sábado (3), foi a vez da palestra “Ensinando a Olhar”, ministrada pela educadora Adriana Fresquet, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Moira Toledo apresentou o relato “Tela Brasil”, com exibição de curtas e diálogo. Encerrando a programação do primeiro módulo, houve o relato “Audiovisual na Educação Cidadã”.

“O Olhar Ativo – O Audiovisual na aprendizagem” – A próxima etapa da iniciativa acontece nos dias 30 e 31 deste mês, totalizando 26 horas de atividades, entre aulas presenciais e elaboração de projetos. Neste módulo do programa, acontece a palestra “Cinema na Escola”, com a educadora mineira Inês Teixeira; o relato “Realizando em 1 minuto”, com a pernambucana Alice Gouveia; a palestra “Elaborando um Projeto para Uso na Escola”, com a ministrante Lourdes Atié; além do relato “Estimulando o Olhar Ativo”.