Funjope passa a funcionar no Casarão 34 temporariamente

Por - em 30

Funjope funciona provisoriamente
nas dependências do Casarão 34

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está funcionando, provisoriamente, no Casarão 34. A mudança temporária de endereço foi causada pelas últimas chuvas, que provocaram infiltrações no prédio. A direção tomou a decisão em caráter preventivo, depois de solicitar uma inspeção preliminar à Defesa Civil do Município no edifício sede, localizado na Praça Antenor Navarro. A instituição está aguardando os laudos oficiais do órgão responsável pela vistoria e também da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para que as devidas providências sejam tomadas.

O diretor executivo da Funjope, Chico César, enfatizou que o novo endereço administrativo é temporário. “As últimas chuvas só precipitaram nossa mudança, porque já estava em andamento uma licitação para reforma do prédio. Então, por se tratar de um edifício antigo, chamamos a Defesa Civil. Resolvemos nos mudar para o Casarão 34, provisoriamente, para que as atividades da fundação continuem em pleno andamento”, explicou. “Só depois que saírem os laudos oficiais poderemos tomar as providências indicadas pela Defesa Civil e Seinfra. Essas ações têm ainda que atender às normas previstas para áreas tombadas”, acrescentou.

O coordenador Municipal do Patrimônio Histórico (Probech), Fernando Moura, ressaltou que qualquer ação indicada no prédio onde fica a sede da Funjope precisa passar pelos critérios estipulados em várias instâncias, seguindo as normas estipuladas para áreas tombadas como patrimônio histórico e artístico.“Por ser uma área tombada, há rigor nas intervenções, que precisam passar por instituições municipal, estadual e federal, representadas pela Probech, Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba ) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ”, disse.

O Casarão 34 fica localizado na Avenida Visconde de Pelotas, nº 34, Centro de João Pessoa, em frente à Praça Dom Adauto.