Funjope promove ‘Dia da Dança’ e homenageia artistas, na quinta-feira

Por - em 37

O Teatro Ariano Suassuna do Colégio Pio X será palco, a partir das 20h da próxima quinta-feira (29), da comemoração do ‘Dia Internacional da Dança’, que aconteceria no dia 29 de abril (‘Dia da Dança’), mas foi adiada em virtude do falecimento da atriz, bailarina e coreógrafa Rosa Angela Cagliani. O evento, organizado pelo Fórum Permanente de Dança e pela Divisão de Dança da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), fará homenagem aos artistas Rosa Cagliani, Camila Beatriz, César Costa e Oldimar, que dedicaram suas vidas a esse fazer artístico.

Na abertura oficial do evento se apresenta o Coro de Câmara Villa-Lobos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a participação de Isadora França e músicos convidados. Logo em seguida, acontece a exibição de vídeos com registros de Rosa Cagliani, Camila Beatriz , César Costa e Oldimar.

Dando seqüência à programação, tem o espetáculo musical ‘Mandrágora’, do grupo ‘A Cena’, com 8 minutos de duração. A coreografia e a direção são de Rosa Cagliani. Na seqüência vem um trecho do espetáculo ‘A palavra dança no ato’, com coreografia de Arthur Marques, criada para a ‘Parangolé Cia. de Dança’, formada por César Costa, Ana Marques, Joyce Barbosa e Lilian Maranhão.

O grupo ‘In Corpore’ exibirá o número ‘Movimentos’, que tem coreografia e direção de Michela Lima. Já a artista Luana Lima, acompanhada da ‘Tribo Éthnos’, fará interpretação da música ‘Além do arco-íris’, com improvisação de dança de rua de ‘Vant’ e ‘Sub Zero’. A dança de salão ‘Samba de Gafieira’ será composta pelo par Ali Cagliani e Vítor Lucas de Sá.

A ‘Sem Censura Cia. de Dança’ exibe ‘Vientos del alma’, coreografado por Marcelo Pereira. Depois, tem mais dança de salão, com um tango apresentado por ‘Eduardo Moura e Grupo’, e ainda o número ‘Três mulheres – Experimentos das gradações de tempo, espaço e peso’, com as bailarinas Ana Marques, Ângela Navarro e Joyce Barbosa.

A dança do ventre estilo tribal se fará presente com a ‘Cia. Lunay’, seguida da apresentação de voz e violão com a dupla Ali Cagliani e Erick de Almeida e, encerrando o evento em grande estilo, muita improvisação de música e dança de rua, com a participação da ‘Tribo Éthnos’ e de todos os artistas envolvidos na noite de celebração.

Dia da Dança – O ‘Dia Internacional da Dança’ é celebrado em 29 de abril, numa promoção do Conselho Internacional de Dança (CID), vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A celebração foi introduzida em 1982 pela Unesco e a data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre, o criador do balé moderno.