Funjope publica edital para concurso municipal de artes visuais

Por - em 70

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta quinta-feira (23), o edital de concurso nº 05/12 para a seleção de 40 trabalhos de artes visuais que vão compor o XIV Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap).

Os três melhores trabalhos serão premiados com R$ 10 mil, cada um, e os outros receberão uma premiação de seleção no valor de R$ 1,5 mil.

De acordo com o edital, as inscrições serão abertas no dia 4 de outubro e seguem até o dia 18. Já a exposição dos trabalhos está prevista para acontecer no período de 7 de dezembro deste ano até 2 de fevereiro de 2013, na Estação das Artes, novo prédio do complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Os candidatos poderão inscrever trabalhos de assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, objeto, pintura, arte e tecnologia, performance, videoarte, instalação e intervenção urbana.

Serão aceitas apenas inscrições de obras produzidas a partir de 2010 e nunca antes expostas ao público em mostras do Brasil. A inscrição é gratuita. O edital será publicado também no Semanário Oficial do Município. Poderão participar do concurso artistas brasileiros ou estrangeiros que residem no país há pelo menos cinco anos.

Como fazer a inscrição – As inscrições poderão ser realizadas via e-mail (samap@gmail.com), Correios ou entregues pessoalmente na sede da Funjope, na Rua Duque de Caxias, 352, Centro de João Pessoa. Para os candidatos que realizarem inscrição eletrônica, a Funjope fornecerá comprovante via e-mail.

Resultados – O resultado parcial com a análise dos documentos enviados pelos artistas será publicado no site da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) (www.joaopessoa.pb.gov.br), comunicado por e-mail e divulgado em jornais locais, no dia 25 de outubro.

O resultado de mérito da seleção dos artistas que farão parte do XIV Samap será publicado pelos mesmos meios, além do Semanário Oficial, no dia 9 de novembro. Já o resultado final dos artistas premiados só serão conhecidos no dia da abertura do XIV Samap.

Samap – O Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa foi criado em 1984, sendo atualmente considerado o maior evento de artes plásticas realizado na Paraíba e consagrado por intelectuais, artistas e a comunidade em geral.

O evento contribuiu para o desenvolvimento das artes plásticas brasileiras, não só revelando novos talentos, mas homenageando gerações de artistas que contribuíram para o enriquecimento da cultura paraibana.

Confira o edital completo