Funjope realizará neste sábado teste para a ‘Paixão de Cristo’

Por - em 48

O projeto ‘Paixão do Menino Deus’, cujo roteiro e direção são assinados pelo teatrólogo Tarcísio Pereira, foi selecionado para o espetáculo da Paixão de Cristo 2009. Os testes dos atores e atrizes que participarão da encenação serão na manhã e tarde deste sábado (7), a partir das 8h30, na Entoca, localizada no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Centro Histórico da Capital. Na ocasião, serão escolhidos cerca de 60 artistas, incluindo crianças, adolescentes e adultos. A realização do evento é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A equipe de ‘Paixão do Menino Deus’ possui nomes como o do maestro Eli Eri Moura e do assistente de direção e coreógrafo Guilherme Schulze. Os testes para escolha dos atores neste sábado serão realizados por ordem de chegada.

Como destacou o diretor executivo adjunto da Funjope, Milton Dornelas, a escolha do projeto foi feita de forma democrática, com foco na inclusão cultural. “É uma maneira de democratizar o espaço, oferecendo oportunidade a todos que tenham alguma proposta. Também teve o objetivo de fornecer maior transparência a essa iniciativa de inclusão cultural. Foi por isso que criamos uma comissão de seleção”, explicou.

Segundo o chefe da Divisão de Artes Cênicas da Funjope, Nanego Lira, este ano a escolha do projeto foi feita em um processo seletivo simplificado. Com isso, os concorrentes tiveram que incluir no ato da inscrição tanto o texto como a concepção de espetáculo, que é a proposta de encenação. “Foi uma forma de dar maior celeridade a essa etapa. Ao todo, foram entregues seis projetos durante a fase de inscrição, que aconteceu de 10 a 30 de abril”, observou.

O processo seletivo para escolha do projeto de montagem para o espetáculo, que é encenado na Semana Santa, foi realizado por uma comissão formada por três professores do Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Todos os membros possuem doutorado na área. Maiores informações sobre os testes para atores e atrizes, que acontece neste sábado, podem ser adquiridas pelo telefone 3218-9811 e 3218-9707, sempre em horário comercial.