Funjope seleciona atores e bailarinos para Paixão de Cristo 2011

Por - em 31

A seleção de atores e bailarinos que vão participar da Paixão de Cristo 2011 vai acontecer na próxima segunda-feira (20) e quarta-feira (22). O processo será feito à tarde e à noite, na sala de dança do Teatro Santa Roza, na capital. O espetáculo “A Dor do Calvário”, do diretor Marcos Pinto e do co-diretor Diocélio Barbosa, foi escolhido por meio de edital público e os contemplados, anunciados no início deste mês, foram o Coletivo de Circo e Teatro Trupe Arlequim e o Grupo Geca. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Os interessados em concorrer a uma das vagas terão que apresentar o registro profissional e levar uma foto do tamanho 3X4 recente. Para os bailarinos, a seleção acontece a partir das 14h. A responsável pelo processo será a coreógrafa Joyce Barbosa.

Para selecionar o elenco, a coordenação definiu dois horários. O primeiro deles será das 14h às 17h30 e o segundo das 19h às 22h. Os testes serão feitos em grupos de dez pessoas. Portanto, as inscrições da tarde serão aceitas até 15h e as da noite até as 20h. Cada um dos candidatos terá até dois minutos para desenvolver sua performance. Mais informações podem ser adquiridas com a produtora Kaline Brito (83-88802559), ou com a assistente de direção Ana Valentim (83-88769304).

“A Dor do Calvário” – A peça é uma encenação livre, adaptada do Drama Sacro “O Mártir do Calvário”, do teatrólogo português Eduardo Garrido. Escrito em meados do século XIX, o texto era um dos mais encenados pelas trupes e companhias itinerantes de circo e teatro da década de 50 do século passado.

Nesta nova concepção, o diretor Marcos Pinto e o co-diretor Diocélio Barbosa propõem uma encenação poética, concebida em dois planos – o real expressionista e o imaginário minimalista. A ideia é primar pela relação direta dos atores com a platéia, na missão de fazer com que cada espectador se sinta parte da história. O espetáculo traz para a cena um Jesus humano junto de seu povo.

Sexto ano de projeto – Esta é a sexta edição do espetáculo da Paixão de Cristo, sempre com uma nova roupagem. Todos os anos, a Funjope realiza a seleção de um texto por meio de editais. Outra inovação importante da atual gestão é a presença maciça no espetáculo de atores da cidade. Desta forma, os artistas locais têm a oportunidade de se apresentar em uma encenação inédita para o público.

Graças a essas características, o projeto tem se consolidado como um espaço de encontro e criação teatral de diretores, dramaturgos, atores e profissionais das artes cênicas de João Pessoa. O evento gratuito é realizado no Ponto de Cem Réis, Centro Histórico da capital, no período da Semana Santa.