Geisel ganha campo de futebol com toda estrutura, no sábado

Por - em 20

A política municipal de incentivo ao desporto amador vem se consolidado a cada dia. Em mais uma ação nesse sentido, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) entrega neste sábado (7) aos moradores do bairro do Ernesto Geisel, mais um campo de futebol totalmente estruturado. A solenidade está programada para começar às 17h com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que inclusive dará o pontapé inicial da partida que acontece logo em seguida. O novo espaço esportivo está localizado na esquina das ruas professor Miguel da Rocha Luna e Eduardo Costa.

A iniciativa tem como objetivo adequar essas áreas, dotando-as de infra-estrutura necessária para o conforto dos atletas e a prática do esporte amador. Até o final do primeiro semestre devem ser entregues 14 campos, com investimento total de R$ 1.265.180,16.

Compromisso social – A execução do projeto está sendo implementada pelas Secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra) e da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). De acordo com o secretário de Esportes, Alexandre Urquiza, os recursos que vêm sendo empregados nessas áreas são da própria PMJP, o que demonstra o compromisso social da gestão.

Urquiza lembrou ainda o papel social desses espaços, pois através do esporte amador nas horas de lazer, a comunidade – sobretudo os jovens – poderá interagir com outras pessoas, evitando assim o contato com drogas e outras problemáticas. Ele salientou que os campos, dotados de vestiários, alambrados, baterias de banheiros e iluminação para a realização de eventos noturnos, propiciarão a ida de famílias aos jogos.

“Esses campos estão sendo dotados com toda infra-estrutura necessária para a realização de jogos com o máximo de conforto e segurança. Os jogadores não precisarão vestir seus uniformes no meio do campo, pois terão vestiários. As casas vizinhas não mais terão seus telhados quebrados pela bola, pois existe o alambrado. Então todos saem ganhando. Ganham aqueles que querem jogar, os que irão assistir, a vizinhança das áreas”, informou.

Gestão – Alexandre Urquiza disse que os campos serão administrados por uma comissão gestora, seguindo a experiência das praças construídas pela atual gestão. Isso permitirá o disciplinamento dos jogos e uma manutenção adequada das áreas. O secretário adiantou que a Sejer está buscando, através de um projeto de extensão com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a ida de alunos de Fisioterapia até as comunidades e bairros contemplados com os campos, a fim de desenvolver trabalhos na sua área profissional com os chamados ‘peladeiros’.

Os alunos também acompanharão o desenvolvimento físico das crianças e adolescentes, pois nos bairros com campos serão implantadas escolinhas de futebol. A escolha das áreas onde estão sendo readequados os campos seguiu uma política democrática, em que a Prefeitura reuniu lideranças comunitárias e fez um levantamento dos terrenos públicos para implantação das áreas desportivas.