Ginástica laboral abre atividades pelo dia da Qualidade de Vida

Por - em 23

Como parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e ao Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida (11), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, uma aula prática de ginástica laboral com os funcionários que trabalham na sede da Secretaria, localizada na rua Julia Freire, na Torre. A aula será ministrada por educadores físicos que atuam no Projeto João Pessoa Vida Saudável.

A prática da ginástica laboral é um instrumento da melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. É leve e de curta duração e trabalha a reeducação postural; alivia o estresse; diminui o sedentarismo e aumenta o ânimo para o trabalho, além de promover a saúde e uma maior consciência corporal e aumenta a integração social. Os exercícios ainda diminuem as tensões acumuladas no trabalho e previnem lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

No domingo (11), as datas serão celebradas pela SMS com um grande evento, a partir das 7h, no Busto de Tamandaré. O objetivo é incentivar a população pessoense para a prevenção e promoção à saúde. Em 2010, o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a campanha será “1000 Cidades. 1000 Vidas.”, sendo João Pessoa uma das mil cidades do planeta envolvidas com a ação.

O evento começa com a prática de Taichi Chuan e irá envolver mais outras 20 atividades recreativas, esportivas e de saúde. Quem for ao Busto de Tamandaré na manhã de domingo poderá contar com avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e glicemia, serviços de saúde bucal, biodança, consultório de rua para saúde mental e imunização, como também informações sobre prevenção das DST, Aids e H1N1, combate à dengue e ao tabagismo e controle da água com distribuição de hipoclorito.

Além desses serviços de saúde, apresentações culturais e oficinas de arte farão parte da programação: capoeira, hip hop, grupos teatrais, oficinas de pintura artística, origami e xadrez, estímulo a uma cultura de paz e não violência e educação no trânsito.

Celebrar a prevenção à saúde e a qualidade de vida faz parte da filosofia da prefeitura, que possibilita, através de projetos implantados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), influir de forma significativa na melhoria dos principais indicadores de saúde de João Pessoa.