Governo Municipal assume administração do Teatro Ednaldo do Egypto

Por - em 31

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) tomou uma decisão que irá alegrar a todos que prestigiam e fazem arte e a cultura na cidade. O Teatro Ednaldo do Egypto agora passa a funcionar sob a responsabilidade Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A locação pela PMJP põe fim ao risco de fechamento do Teatro, que vai contribuir diretamente para a formação artística dos alunos das escolas municipais.

O projeto tem como objetivo abrir o Ednaldo do Egypto para funcionar como o “Centro de Arte e Cultura do Município”, oferecendo durante os três períodos cursos de teatro, música, dança e literatura, com poesia e dramaturgia. Os professores de arte da própria rede municipal de ensino serão os formadores dos futuros “artistas”.

A idéia é que cada turma tenha capacidade para atender uma média de 20 alunos por opção de formação. “Cada unidade irá indicar os alunos que deverão participar dos cursos, com base no redimento e na freqüência escolar. Este também será um mecanismos para estimular os estudantes”, explica José Alberto da Silva, professor de artes do município e coordenador do projeto.

O teatro continuará a ser utilizado para atender pautas externas de companhias paraibanas, mas 30% dos ingressos serão destinados para atender as escolas. “Iremos cobrar valores mais acessíveis e, com esta verba, poderemos cobrir os custos de manutenção do teatro e das ações pedagógico-culturais”, acrescenta o coordenador.

“Estamos satisfeitos com esta idéia de fomentar a cultura através da formação de nossos alunos, como também ser um estímulo à prática educativa. Com esta iniciativa, ganhamos todos e manteremos viva a memória do nosso querido Ednaldo do Egypto”, enfatizou Ariane de Sá, secretária de Educação da PMJP.