Governo Municipal entrega moradias a 18 famílias do Funcionários I

Por - em 30

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou a entrega de mais 18 unidades habitacionais no conjunto dos Funcionários I, na noite desta quarta-feira (12), dentro do calendário de entrega das 117 moradias previstas para este mês. A solenidade contou com a participação de delegados e conselheiros do Orçamento Democrático, secretários municipais e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

O chefe do executivo municipal ressaltou que a política habitacional está conseguindo dar condições dignas de moradias para a população que mais precisa. “Nós desativamos os sete acampamentos e todos os abrigos que deveriam ser temporários, mas que de temporários não tinham nada. A Prefeitura de João Pessoa está tratando as pessoas que mais precisam com o respeito necessário. Não é favor, mas sim dever do Governo Municipal”, frisou.

Há 35 anos, Ana Helena Albuquerque vivia debaixo de um teto de uma moradia totalmente feita de taipa. Nos últimos meses, segundo ela, foi preciso colocar seis linhas para segurar o telhado que já dava os sinais de fragilidade. “Receber essa casa me dá uma sensação ótima de conforto porque agora sei que é de alvenaria. Sei que vai chover e eu estou segura porque a casa não vai cair. Não estou mais com medo. Estou feliz”, disse. Ana Helena mora com marido, filha e uma irmã com dois filhos.

Josefa Alves da Silva tem motivos de sobra para comemorar. Durante mais de três décadas morou com o marido e três irmãos em uma casa de taipa. A moradia em alvenaria é comemorada por ela. “Muito feliz agora porque antes não podia fazer reforma na casa que era de taipa. Muito feliz porque agora ela vai resistir ao inverno”, frisou.

As unidades habitacionais construídas pelo PSH seguem um modelo padrão com uma área total de 37,2 metros quadrados distribuídos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Cada moradia custa, em média, R$ 10 mil. O Programa de Subsídio Habitacional (PSH) é destinado às famílias de baixa renda e os requisitos para receber este benefício são o de morar em casa de taipa, sem condições de habitabilidade e possuir terreno aonde será construída a nova moradia em alvenaria. Nesta modalidade, a família não paga pela nova residência. O PSH é concretizado devido à parceria firmada entre a Prefeitura de João Pessoa e o governo federal, representado pelo Ministério das Cidades.