Governo Municipal inaugura 6º Crei do ano no Jardim Veneza

Por - em 43

A Prefeitura de João Pessoa entrega às 10h desta terça-feira (29), no bairro do Jardim Veneza, a sexta creche-escola construída este ano pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Gertrudes Maria – que custou cerca de R$ 450 mil aos cofres do município – tem capacidade para receber 120 crianças, na faixa etária entre 2 e 5 anos. Com essa, serão 35 creches municipais instaladas em 29 bairros da cidade, atendendo a 3.495 crianças.

A coordenadora da Divisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Aurília Andrade, disse que a Prefeitura está reestruturando a educação infantil na cidade. Os projetos educativos são construídos de forma a estimular as linguagens escrita, oral e matemática. Também fazem parte do currículo atividades ligadas ao movimento e música, natureza e sociedade e artes visuais. As crianças passam dez horas diárias, de segunda a sexta-feira, nos Creis.

“Além do cuidado que é dispensado aos pequenos alunos – com instalações físicas adequadas e profissionais qualificados – os centros têm a preocupação de educar e oferecer um atendimento que possibilite o desenvolvimento integral da criança. Antes era só um lugar para ‘guardar’ a criança. Hoje é um espaço onde o seu desenvolvimento motor e cognitivo é estimulado, desde o momento que ingressa no Crei, com atividades próprias a cada faixa etária ”, explicou Aurília.

Instalações – A estrutura física do Crei do Jardim Veneza é semelhante a dos outros cinco inaugurados este ano nos bairros do Altiplano, Bessa, Paratibe, Cidade Verde (Mangabeira) e Colinas do Sul (Gervásio Maia). São quatro salas de aula, uma sala técnica, refeitório, recreio coberto, administração, rouparia, bateria de banheiros, cozinha, dispensa, almoxarifado e área de serviço.

A creche está completamente mobiliada e equipada para receber alunos, restando apenas a formação da equipe profissional, que está sendo definida pela Sedec. Além de professores, os centros de Educação Infantil contam com monitores, berçaristas (nas 13 creches que têm berçários) lactaristas, cozinheiras, lavadeiras, auxiliares de serviço, secretárias, psicólogas, assistentes sociais, pedagogos e nutricionistas, gestores e vigilantes.