Governo Municipal lança ‘Ano Cultural José Lins do Rego’

Por - em 34

O projeto ‘Ano Cultural José Lins do Rego 2008’, criado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), foi lançado na tarde desta quarta-feira (30), no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O evento contou com a participação de diretores das escolas municipais e de Joaquim Lins Vieira, representando a família do escritor paraibano.

No início da solenidade foi exibido um vídeo institucional com um breve relato da vida e obra do escritor José Lins do Rego. Logo em seguida, o cronograma do projeto foi apresentado aos convidados: as ações se iniciam no dia 26 de maio e se estendem até dia 14 de novembro deste ano.

“Para nossa família é uma honra e um imenso orgulho participar dessa solenidade. Ficamos muito comovidos e gratos a essa homenagem que a Prefeitura dedica ao meu primo”, enfatizou Joaquim Lins Vieira.

A programação do ‘Ano Cultural José Lins do Rego 2008’ começará com uma expedição fotográfica que os professores da rede municipal de ensino farão à cidade de Pilar, berço de nascimento de Zé Lins. As viagens acontecerão nos dias 26, 28 e 30 de maio. No dia 12 de junho acontece o seminário ‘Memória e Cultura em José Lins do Rego’, das 8h às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

No mês de agosto serão exibidos filmes nas escolas municipais envolvendo a obra ‘Menino de Engenho’. De 25 daquele mês a 3 de outubro, acontecem as inscrições para os alunos que desejarem participar dos prêmios ‘Ilustração Menino de Engenho’, ‘Estudante Destaque’, com produção textual que abordará o tema ‘Menino deste lugar’, e o projeto interdisciplinar ‘José Lins nas escolas’.

O enceramento do projeto ocorre no dia 14 de novembro, a partir das 15h, com a exibição de um DVD a ser produzido ao longo do projeto, além do lançamento do livro ‘Cartas para Alice’, da escritora Maria Christina Lins do Rego Veras, filha de Zé Lins.