Governo Municipal lança projeto de educação cidadã, na próxima terça

Por - em 22

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lança na próxima terça-feira (22), o Projeto Elos – Educação Cidadã: Caminhos para uma cultura de paz. O lançamento acontece às 9h, no ginásio do Clube Cabo Branco e pretende reunir alunos de toda a rede municipal de ensino. É esperada ainda a participação de parceiros da iniciativa como as Ongs Cunh㠖 Coletivo Feminista, Movimento da Mulher 8 de Março, Movipaz e o Projeto Sentinela. A ação é coordenada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O Projeto Elos tem o objetivo de trabalhar nas 91 escolas municipais diversas atividades que envolvam as temáticas sobre prevenção às drogas e violência, o significado da cultura de paz e sexualidade. “Por meio deste projeto, a PMJP está unificando grande parte dos seus parceiros que já atuam dentro do universo escolar da rede municipal e consolidando essas parcerias, que ao longo desta gestão vêm ajudando a promover discussões principalmente nas temáticas que estão ligadas diretamente ao cotidiano do aluno, dentro e foras das salas de aula”, explicou Jô Oliveira, coordenadora do Elos.

Durante o lançamento haverá exibição cultural de vários artistas envolvidos com a temática da cultura da paz em todo o País. Ainda durante a manhã será feita a apresentação de todo o Projeto Elo de forma que todos os agentes envolvidos na ação conheçam e se mobilizem em torno das atividades programadas.

Semana da paz – A primeira grande ação do Projeto Elos dentro das escolas municipais já terá início no dia seguinte ao seu lançamento. No dia 23 deste mês, acontece no Auditório da Reitoria da UFPB o ‘Encontro Preparatório para a I Semana da Paz’.

Durante todo aquele dia, os gestores, especialistas e professores das escolas municipais vão discutir a programação da semana e como o tema da cultura de paz deve ser levado para a comunidade escolar. Do dia 24 a 30 de abril, a discussão ocorre dentro das unidades escolares, quando cada equipe planejará como a ‘Semana de Paz’ será vivida dentro da escola e da comunidade.

A ‘I Semana de Paz’ terá abertura no dia 5 de maio, seguindo com as suas atividades até o dia 9 daquele mês. “Cada escola terá sua própria programação, pois entendemos que cada comunidade escolar tem a sua especificidade e dentro do tema cultura de paz”, informou Jô Oliveira.