Governo Municipal participa do lançamento do Programa 100% Turismo

Por - em 50

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria Executiva de Turismo (Setur), participou do lançamento do Programa 100% Turismo, do Ministério do Turismo (Mitur), destinado a melhorar serviços turísticos nacionais por meio da qualificação e certificação de empreendimentos e profissionais. O lançamento aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP).

A ação incentiva e apóia financeiramente os programas de certificação em sistemas de gestão da sustentabilidade nos meios de hospedagem, sistemas de segurança no turismo de aventura, bem como a certificação de produtos e pessoas que trabalham no setor, contribuindo decisivamente na melhoria dos serviços turísticos brasileiros.

O que é – O Programa Turismo 100% é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, tendo como executor o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Para sua execução em nível nacional, foram liberados R$ 9 milhões com o intuito de fazer do Brasil um destino turístico competitivo e sustentável.

O secretário-executivo de Turismo da Capital paraibana, Elzário Junior, informou que o objetivo é atingir os 100% de qualidade no atendimento, segurança da atividade desenvolvida e satisfação do turista que usa os serviços e produtos ofertados. “Esse programa vem para contribuir na melhoria dos serviços turísticos, por meio do incentivo e apoio financeiro para a qualificação e certificação de profissionais e empresas”, comentou.

Certificação – Serão 300 auditores capacitados na área de turismo e enviados pelo programa a 500 empresas, que vão ser avaliadas para a certificação de gestores, e mais de 32 mil profissionais qualificados em diversas ocupações. A ação vai realizar pesquisas de demanda por certificação de pessoas, identificar a necessidade de qualificação dos destinos, planejar eventos internacionais, workshops e seminários de sensibilização em todas as regiões do País.

Elzário Junior disse que João Pessoa pode estar inserida nos destinos que receberão visitas dos auditores. Ele pede que as empresas interessadas já comecem a entrar em contato com a Setur, para obter informações sobre o assunto. O secretário lembrou ainda que João Pessoa participou de outros projetos do Ministério do Turismo, sempre com a ajuda e apoio de parceiros públicos e privados, a exemplo do ‘Bem Receber’ e ‘Aventura Segura’.