Grafiteiros de JP pintam mural em homenagem ao ‘Rei do Ritmo’

Por - em 21

Dezessete grafiteiros estarão na tarde deste sábado (20), a partir das 14h30, deixando sua arte expressa na parede do Fórum do bairro de Mangabeira, localizado na avenida Josefa Taveira. A iniciativa tem como tema os 90 anos de nascimento do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro, homenageado deste ano do São João de João Pessoa- O Melhor da Gente, promovido pela prefeitura da cidade entre os dias 23 e 28 deste mês.

A primeira ação do grupo aconteceu no Mercado Central, em um mural de cerca de 25 metros de extensão, localizado na área interna, ao lado do galpão de cereais. O trabalho durou cerca de cinco horas e chamou a atenção dos clientes e comerciantes do local. Na opinião de Josélio Berto, a iniciativa é bem interessante. “Admiro muito, pois é uma arte. Nunca tinha acompanhado o trabalho deles de perto e estou achando belo. Esse mural vai tornar o ambiente descontraído e chamar a atenção dos clientes”, destacou o comerciante.

Quem também reservou um pouco do tempo para prestigiar a ‘dança das latas de spray em junção com as mãos dos artistas’ foi seu Nelson Tomé, um dos comerciantes do mercado. “Tá ótimo, pois tá deixando o ambiente mais alegre. Além disso, também chama a atenção da clientela”, festejou Nelson.

Para o grafiteiro Giga Brow, um dos envolvidos no projeto, realizado com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a oportunidade serve para difundir o trabalho do grupo e trazer reconhecimento. “Artista é quem sobrevive do que faz, e todos nós aqui estamos nessa situação. Quando saímos para pintar um mural, a nossa meta é passar uma mensagem. Esse momento aqui é mágico, todo esse pessoal em volta, olhando, é muito gratificante”, descreveu Giga.

No grupo de 17 pessoas, estão 16 homens, entre eles nomes conhecidos como Bob e Shiko, e apenas uma mulher, ‘Cyber’, que inclusive faz o curso de arte visual na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Isto mostra o profissionalismo do grupo”, disse Giga Brow.

Até a terça-feira (23), véspera de São João, outros três pontos da cidade estarão recebendo a arte dos grafiteiros. Os murais serão pintados nas proximidades do Busto de Tamandaré (Praia de Tambaú), em uma das paredes do Teatro Santa Roza, no Centro e no bairro de Cruz das Armas.