Gravação do DVD de Zé Calixto no ‘Som das 6’ desta sexta-feira

Por - em 40

O projeto ‘Som das 6’ desta sexta-feira (3) vai incorporar-se ao ‘II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba’, que está acontecendo no Ponto de Cem Réis. Na ocasião acontece a gravação do DVD de Zé Calixto com a participação Pinto do Acordeon e Luizinho Calixto. Os grupos Flor de Caroá, Forró Encabulado, Walter Luis & banda, Chico Ribeiro e Os Cabras de Mateus, além do Tamborete de Forró e da Orquestra de Alunos das Escolas de Musica da Capital, também se apresentam na mesma noite. A programação é gratuita e está prevista para começar a partir das 18h. A junção dos dois eventos é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Associação Cultural Balaio Nordeste.

A abertura oficial do ‘II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba’ será antes do ‘Som das 6’, por volta das 16h, na Usina Cultural da Energisa, com a exibição do documentário sobre Pinto do Acordeon. À noite acontecem os shows no Ponto de Cem Reis.

Encontro continua no sábado (4) – O ‘II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba’ continua no sábado, tanto na Usina Cultural Energisa (rua Juarez Távora, 243-Torre) como no Ponto de Cem Réis, no Centro. Este ano, os homenageados são os compositores Antonio Barros e Ceceu e o instrumentista José Calixto. O segundo dia de programação também conta com a parceria da Funjope.

Convidado internacional – A presença do músico, compositor e acordeonista francês Richard Galliano será destaque no sábado. Na ocasião, o artista fará uma participação na gravação do DVD de Zé Calixto. O show gratuito também acontece no Ponto de Cem Réis, mas a partir das 19h.

Richard Galliano é considerado um músico excepcional. Reconhecido no mundo inteiro, o francês já tocou com mestres como o argentino Astor Piazzola e o compositor americano George Mraz. Também foi arranjador do cantor e poeta francês, Claude Nougaro. Dois dias antes de vir a João Pessoa, Galliano se apresenta na 2º edição do ‘Festival ChoroJazz Jericoacoara’, em Fortaleza (CE). De lá, o artista viaja exclusivamente para a capital paraibana com o objetivo participar da gravação do DVD.

Confira a programação do ‘Som das 6’ e do encontro:

SEXTA-FEIRA (03/12)
LOCAL: Usina Cultural Energisa
A partir das 16h
-Abertura oficial
– Apresentação do documentário “Pinto do Acordeon”
-Coquetel para convidados

LOCAL: Ponto de Cem Réis (dentro do projeto ‘Som das 6’)
A partir das 18h
– Orquestra de Alunos das Escolas de Musica da Capital (homenagem a Zé Calixto e Antônio Barros e Cecéu, com regência do acordeonista e professor Jr. Matos)
-Flor de Caroá
-Forró Encabulado
-Walter Luis & Banda,
-Chico Ribeiro e Os Cabras de Mateus
-Tamborete de Forró.
-Gravação de DVD, com os convidados Pinto do Acordeon e Luizinho Calixto

SÁBADO (04/12)

LOCAL: Usina Cultural Energisa
A partir das 8h
-Apresentação do documentário “Raízes do Fole”
-Feiras
-Exposição de Foles e Sanfonas
-Oficina de Acordeon, com Moises Lima

A partir das 13h30
– Oficina de Pandeiro, com Baixinho do Pandeiro
– Oficina de Sanfona, com Beto Hortis

LOCAL: Ponto de Cem Réis
A partir das 18h
– Show com a Orquestra de Sanfoneiros da região nordeste, homenageando o compositor Antonio Barros e Ceceu e o instrumentista Zé Calixto (regência do maestro Luís Carlos Durier)
– Gravação do DVD de Zé Calixto