Grupo canadense faz show nesta quarta na Igreja da Misericórdia

Por - em 15

O quarteto de cordas canadense, The Penderecki String Quartet, especializado na interpretação do repertório camerístico contemporâneo, se apresenta nesta quarta-feira (15), a partir das 20h, na Igreja da Misericórdia, Centro da capital. No repertório, estão obras de Maurice Ravel, Marjan Mozetich, Bela Bartok e Krsysztof Penderecki. O evento gratuito faz parte do XIII Festival Internacional de Música Virtuosi, de Pernambuco, realizado em parceria com a Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) e a Coordenação de Extensão Cultural (Coex), do Departamento de Música (DeMus) da UFPB.

The Penderecki String Quartet é formado pelos violinistas Jeremy Bell e Jerzy Kaplanek, a violista Christine Vlajk e o celista Jacob Braum. Fundado na Polônia, o quarteto foi descrito pela revista Fanfare Magazine como “um conjunto de poder e sensibilidade musical”. Juntos, os músicos já participaram de mais de 25 gravações. Trata-se de um grupo em residência na Waterloo’s Wilfrid University Laurier, localizada em Ontario, no Canadá.

O Quarteto colabora regularmente com diversos artistas tais como Martin Beaver, Antonio Lysy, Luba Dubinsky, Jeremy Menuhin, James Campbell e o saxofonista de jazz Jane Bunnett. No repertório, estão peças como “Quarteto de cordas em Fá Maior”, de Ravel (1875-1973), com quatro movimentos – Allegro moderato-Très doux; Assez vif-Très rythmé; Très lent; e Vif et agité.

Os músicos vão executar ainda Lament in the Trampled Garden, de Marjan Mozetich; e Quarteto de cordas nº 4”, de Bela Bartok (1881-1945), em cinco movimentos – Allegro, restissimo con sordino, Non troppo lento, Allegretto pizzicato e Allegro molto. A programação será encerrada com “Quarteto de Cordas nº 2 (1968)”, de Krsysztof Penderecki.

13ª edição do Virtuosi – O XIII Festival Internacional de Música de Pernambuco acontece de 13 e 19 de dezembro, no Recife, Olinda e João Pessoa. Nesse período, diversos artistas nacionais e internacionais subirão ao palco nas três cidades para apresentar shows gratuitos. Entre os homenageados do evento está o trombonista paraibano Radegundis Feitosa Nunes, falecido recentemente em acidente automobilístico.