Grupo cria coleção inspirada nas igrejas barrocas de João Pessoa

Por - em 26

O quarto grupo da Célula de Criação, projeto desenvolvido pela Estação da Moda, vai apresentar nesta segunda-feira (20) a coleção “Enigma”, inspirada nas igrejas barrocas de João Pessoa. O evento acontece às 17h, na própria Estação, localizada no Varadouro, em frente à CBTU. O resultado do trabalho será comentado pela designer de moda Gorett Irineu.

O grupo composto por cinco designers de moda trabalhou durante 30 dias no desenvolvimento da coleção, que absorveu não só a arquitetura das igrejas, mas algumas simbologias encontradas nos monumentos. Segundo o estilista Carlos Santos, um dos componentes da Célula, as igrejas foram o ponto de partida, mas eles não focaram apenas no aspecto da arquitetura. “Descobrimos que as simbologias também renderiam boas inspirações, e existe uma infinidade delas. A coleção mostra o que está por trás daquilo que a gente vê”, define.

O grupo também é formado pelas estilistas Maíra Melki e Silvana Rodrigues, a instrutora do Senai Danielle Nascimento e a visual merchandisign Geovanna Arruda. Os cinco se conheceram na faculdade, no período em que cursavam Designer de Moda, na Funetec. “Sempre mantivemos contato. Quando soubemos do projeto, decidimos montar o grupo e participar”, conta Carlos.

Para o grupo, criar uma coleção não chegou a ser novidade, mas a experiência foi provocadora. “O tempo é curto, então, mesmo pra quem trabalha na área de criação e execução, é um desafio, pois temos outras atividades. O material utilizado também nos instiga a criar, porque é bem simples. Ainda assim, dá pra mostrar um pouco o nosso potencial para o mercado”, avalia.

Célula de Criação – O projeto Célula de Criação é um espaço aberto e gratuito voltado à criatividade. Os interessados formam grupos de cinco pessoas e desenvolvem coleções de 10 looks, sob a consultoria criativa do estilista e diretor da Estação da Moda, Romero Sousa.

Os grupos são estimulados a desenvolver projetos tendo como base a cultura local. As peças são confeccionadas na Estação da Moda, com o suporte técnico de Lailane Melo. Sete grupos estão inscritos na primeira etapa do projeto, que deve ser concluída até o final do ano.

A Estação da Moda é um Centro Vocacional Tecnológico vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).