Grupo de ACS de Mangabeira é 2º colocado em mostra nacional

Por - em 26

A experiência relatada pelo grupo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família Integrada Cidade Verde, situada em Mangabeira, ficou em segundo lugar na premiação da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, realizada pelo Ministério da Saúde (MS), em Brasília, na última semana. No total, foram mais de 40 participantes dos serviços de saúde de João Pessoa, que concorreram com mais de dois mil trabalhos inscritos nas categorias de Equipes Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e Estudos e Pesquisas em Atenção Básica / Saúde da Família.

Os ACS Ana Carla Pereira de Melo, Alecsandro Pereira de Melo e Edson Morais apresentaram a experiência do teatro utilizado na USF Cidade Verde, em que os temas relativos à saúde, como promoção de atividades de melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças são abordados com a comunidade no dia-a-dia. Com o tema “Agente Ator Comunitário de Saúde: um exemplo de educação permanente em saúde”, os profissionais expuseram a utilização do teatro e a política de educação permanente em saúde para tratar os temas da saúde com a comunidade, de forma pedagógica e envolvendo toda a equipe de saúde para identificar os temas a serem trabalhados nas peças teatrais.

Durante a tarde desta quarta-feira (13), a equipe dirigente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) parabenizou todos os participantes da Mostra, destacando a atuação da equipe premiada. Nesta quinta-feira (14) pela manhã, a equipe de ACS apresentará o trabalho para a comunidade, com a exposição do trabalho exposto em Brasília e demonstração de uma peça teatral.

A avaliação do concurso teve quatro etapas e envolveu 78 avaliadores, representantes dos Conselhos Nacionais dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems), instituições de ensino e pesquisa, coordenações municipais e estaduais de Atenção Básica/Saúde da Família, entidades de classes profissionais e organismos internacionais. A avaliação contou também com entrevistas aos profissionais. O primeiro colocado na categoria ACS ficou com o Rio Grande do Sul.