Grupo de choro Choramingo faz show na Praça Rio Branco

Por - em 32

O grupo de chorinho paraibano Choramigo se apresenta mais uma vez no projeto Sabadinho Bom no próximo sábado (19), às 12h, na Praça Rio Branco, no Centro, trazendo o melhor desse gênero musical genuinamente brasileiro. O projeto, considerado uma das melhores opções culturais do final de semana na Capital, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O Choramigo surgiu em 2006, formado pelos músicos Pelágio Nirício (violão de 7 cordas), o ex-integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba e professor de flauta do Departamento de Música da UFPB, ‘Maropo’ (flauta e sax), Ednor (bandolim), Annderson (cavaquinho), Carlos Moura (pandeiro) e Ricardo (acordeon).

Para o instrumentista Pelágio, o projeto Sabadinho Bom “traz uma oportunidade gratuita para o povo de João Pessoa, de ouvir a boa música, em especial o Choro, o primeiro gênero musical urbano brasileiro, em praça pública, com a presença de conjuntos musicais e de músicos da mais alta qualidade”.

O músico parabenizou a iniciativa da Funjope. “Notamos, da última vez que tocamos nesse projeto, na Praça Rio Branco, a presença de famílias inteiras com as mais diversas faixas etárias, num verdadeiro ponto de encontro da família pessoense nas tardes de sábado”.

O repertório, vasto em composições conhecidas do público, traz para esta apresentação, músicas imortalizadas na voz de grandes nomes do gênero, a exemplo de ‘Sofres porque Queres’, ‘Ainda me Recordo’, ‘Proezas de Solon’, ‘Os 8 Batutas’ e ‘Machucando’, todas de Pixinguinha; ‘Benzinho’ e ‘Bole-bole’, de Jacob do Bandolim; ‘Floraux’ e ‘Tenebroso’, de Ernesto Nazareth; ‘Baião Caçula’ e ‘Brasileirinho’, de Waldir Azevedo; ‘Caco de Vidro’, ‘Enigmático’ e ‘Bem Brasil’, de Altamiro Carrilho, e ainda ‘Homenagem à Velha Guarda’, ‘Músicos e Poetas’ e ‘Feira de Mangaio’, do grande mestre paraibano Sivuca.