Grupo de choro Terno Carioca anima o ‘Sabadinho Bom’ deste final de semana

Por - em 34

O ‘Sabadinho Bom’ vai receber o grupo de choro Terno Carioca, conhecido no País por interpretar clássicos do gênero. O grupo do Rio de Janeiro se apresenta a partir das 12h deste sábado (28), na praça Rio Branco. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Terno Carioca é formado por Lena Verani (clarineta), Pedro Aragão (bandolim e violão tenor) e Luiz Flávio Alcofra (violão). O grupo foi criado em 2006, com a missão de interpretar músicas brasileiras em suas variadas vertentes. A formação camerística do trio busca a excelência de arranjos e sonoridade.

“No repertório deste sábado, estão composições como “Baixaria na Lapa” (Maurício Carrilho), “Potiguar” (Claudionor Cruz – 1910-1995), “Odeon” (Ernesto Nazareth – 1863-1934), “Cabuloso” (Radamés Gnattali – 1906-1988)”, além de “Tamoio” e “Gaúcho” (Chiquinha Gonzaga – 1847-1935). O trio vem se apresentando com êxito em diversos palcos cariocas, a exemplo da Sala Brasil Mestiço, Radio Nacional do Rio de Janeiro, Sala Baden Powell, Sala Finep, Festival de Primavera de Parati, e outros espaços.

O primeiro CD do Terno Carioca foi gravado em 2008, inteiramente dedicado à obra de Claudionor Cruz, um dos mais importantes compositores e instrumentistas brasileiros das décadas de 1940 e 1950. O álbum teve a participação de Zélia Duncan e Bia Paes Leme, além da cooperação de arranjadores como Maurício Carrilho, Paulo Aragão, Jayme Vignoli, Marcílio Lopes, Roberto Gnattali, Luiz Otávio Braga, Ignez Pedigão e Pedro Paes.