Grupo de Clarinete do IFPB será atração do ‘Terça Tem’

Por - em 60

O grupo de Clarinete do Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB) será a atração musical do projeto Terça Tem na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano. A apresentação acontece nesta terça-feira (9), no auditório, a partir das 19 horas com entrada gratuita.

Formado por cinco clarinetistas e a base (violão e percussão, o grupo surgiu em abril de 2008, com o objetivo de estimular os alunos de clarinete dos Cursos Técnicos Integrados como Mecânica e comunidade do Instituto a estudar cada vez mais o seu instrumento bem como a utilização de técnicas e habilidades desenvolvidas em aulas individuais, na prática de conjunto.

Coordenado pelo professor Draylton Siqueira Silva, integra o grupo de Clarinete os alunos Lipson Douglas de Oliveira Silva(curso técnico integrado em Mecânica), Rosângela Souza da Silva( curso técnico subseqüente em música), Klesilda Gomes Cabral(formada no curso técnico subseqüente em música), Luciano Fernandes Acioli Cabral e Silva(curso de extensão em música) e Gilvando Neto Pereira do Nascimento (curso de extensão em música), onde todos estes tocam o instrumento clarinete. Já Lidja Nagly Ramalho Guedes (curso técnico subsequente em música faz a percussão e o professor Adriano Ismael faz a base no violão.

No repertório, o referido grupo tocará basicamente músicas populares brasileiras como Ilusão de Dimas Sedícias, Baião de Dois de Jorge Túlio e principalmente o chorinho como Tico tico no fubá de Zequinha Abreu e Carioquinha de Waldir Azevedo.

“Terça Tem” – O projeto Terça Tem é uma parceria entre a Estação Cabo Branco e o Núcleo de Artes, Cultura e Eventos (NACE) do IFPB. Acontece sempre às terças-feiras, nos meses de maio a dezembro, quinzenalmente, com atrações diferenciadas. São concertos didáticos, recitais e também de peças teatrais.

O projeto surge como mais uma opção de entretenimento educativo para a cidade de João Pessoa. Foi idealizado pela Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco e tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade que não tem acesso a expressões artísticas e culturais de qualidade.

A produtora de eventos da Estação Cabo Branco, a jornalista Edilma Mota, comentou que o projeto Terça Tem está a cada dia mais se consolidando e atraindo além das escolas municipais convidadas também o público em geral. “O melhor de tudo é que nosso objetivo principal, que é o de levar música de qualidade para os alunos da educação de Jovens e Adultos (EJA), está sendo alcançado”, acrescentou.

Para esta apresentação foram convidadas as escolas municipais Demerval Trigueiro (do bairro de Rangel), José Eugênio Lins de Albuquerque (do Geisel). Até o dia 14 dezembro de 2010 estão programadas outras novas atrações.
 
SERVIÇO:
PROJETO: TERÇA TEM
Atração: GRUPO DE CLARINETE DO IFPB
Terça-feira (9)
Hora: 19h00 – Entrada aberta ao público
Local: Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte
Informações: 3214.8303/8270.