Grupo de dança da Alemanha se apresenta no Ponto de Cem Réis

Por - em 25

O Ponto de Cem Réis vai receber a Companhia Toula Limnaios, de Berlim (Alemanha), uma das mais bem sucedidas do seu país. O grupo vai apresentar em João Pessoa o espetáculo ‘Les Possédés’ (‘Os Possessos’), nesta sexta-feira (30), a partir das 18h. O evento está dentro da programação do Circuito Cultural das Praças, que também inclui no mesmo dia a apresentação de corais do Unipê, a partir das 20h, na Feirinha de Tambaú, e show com o cantor e compositor KaKá Santa Cruz, no Largo de São Pedro, às 22h30. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O compositor do grupo alemão, Ralf Ollertz, destacou o papel da dança como expressão artística que vai além dos passos. “O espetáculo é baseado nos personagens de Dostoievski e fala de pessoas que têm uma idéia obsessiva, fixa. Nós, enquanto companhia de dança, consideramos que o movimento (do corpo) vem de dentro das pessoas, do interior, e não apenas do exterior”, observou.

O espetáculo ‘Les Possédés’ é baseado na descrição de diversos personagens e inspirado nas representações psicológicas do ser humano, explícitas no trabalho do escritor Fiòdor Dostoievski. Eles são pegos em situações surreais, confusas e sinistras, enlaçados na trama de seus próprios medos. A trama é travada em um misto de autoconfiança e incerteza, desejo e fracasso, poder e abuso, idealismo e fanatismo, bem comum no universo do autor russo. É como se realmente estivessem possessos pelos próprios demônios internos.

A Companhia Toula Limnaios foi fundada em 1996, em Bruxelas (Bélgica), pela coreógrafa Toula Limnaios e pelo compositor Ralf Ollertz. Dois anos depois, eles transferiram a sede para Berlim (Alemanha), onde realizam trabalhos em conjunto, dentro de uma contínua expansão interdisciplinar.

O vasto repertório de 25 trabalhos da Companhia Toula Limnaios pode ser visto nos palcos alemães e de outros países, como Áustria, Bélgica, Brasil, França, Irlanda, Itália, Lituânia Grécia, Polônia, Senegal, Espanha, Suíça e Venezuela. Atualmente, a Companhia Toula Limnaios é uma das mais bem sucedidas companhias de dança contemporânea da Alemanha.