Grupo de dança indiana é atração do projeto Vértice nesta 6ª feira

Por - em 50

A edição de novembro do projeto Vértice traz a João Pessoa o espetáculo “Pranam – a Índia Saúda o Brasil”, do Grupo de Dança Clássica Indiana de São Paulo. A apresentação, com entrada gratuita, será nesta sexta-feira (18), a partir das 20h, no Teatro Ariano Suassuna. A programação deste mês, iniciada na última quarta-feira (16), reúne ainda peças teatrais, além de oficinas, workshops e palestras. No sábado (19) e domingo (20) a atração é o espetáculo teatral “Aqueles Dois”, da Companhia Luna Lunera. A iniciativa é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A palavra sânscrita pranam significa saudar. Foi com esse propósito de cumprimentar as artes e expressões artísticas brasileiras que o espetáculo foi criado. O trabalho reúne três estilos de dança clássica e tradicional da Índia – Odissí, Kathak e Bharata Natyam – em uma mostra do conteúdo expressivo e interpretativo dessa forma de manifestação cultural.

O trabalho desenvolvido pelo Grupo de Dança Clássica Indiana é liderado pela bailarina, coreógrafa e professora Silvana Duarte (SP), uma das grandes referências na área em todo o Brasil. A apresentação conta ainda com a participação das bailarinas Gyaneshri Karahe e Iara Romano.

Palestras e workshops de dança – As artistas do Grupo de Dança Clássica Indiana estão realizando ainda, nesta quinta (17), sexta (18) e sábado (19), palestras demonstrativas e workshops. Na ocasião, os participantes conhecem detalhes sobre os três estilos de dança indiana que serão explorados no espetáculo.

Artes Cênicas – O espetáculo teatral “Aqueles Dois”, da Companhia Luna Lunera, se baseia na rotina de uma repartição e será encenado no sábado (19) e domingo (20). É uma metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho. A história revela o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. Essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. A peça foi criada a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). As oficinas ministradas pelos integrantes já começaram e vão até esta sexta-feira (18).

Confira a programação do ‘Vertice’ de sexta a domingo:

18/11 (sexta-feira)

Oficina de Teatro, com a Companhia Luna Lunera

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Escola Estadual de Artes (no Mosteiro de São Bento)

Espetáculo “Pranam – a Índia Saúda o Brasil” (Grupo de Dança Clássica

Indiana)

Horário: 20h

Local: Teatro Ariano Suassuna

19/11 (sábado)

Workshop de Dança Odissí com Silvana Duarte

Horário: 9h às 12h

Local: Sala Funjope

Workshop de Dança Kathak com Gyaneshree Karahe.

Horário: 15h às 18h

Local: Sala Funjope

Espetáculo de teatro “Aqueles Dois” (Companhia Luna Lunera)

Horário: 20h

Local: Teatro Ariano Suassuna

20/11 (domingo)

Espetáculo de teatro “Aqueles Dois” (Companhia Luna Lunera)

Horário: 20h

Local: Teatro Ariano Suassuna