Grupo de estudantes apresenta peça na edição final do ‘Fórum das Artes’

Por - em 25

A próxima edição do ‘Fórum Permanente do Ensino das Artes’, que marca o encerramento da temporada de atividades do fórum este ano, acontece na sexta-feira (30), a partir das 8h30, na Unidade Cultual Casarão 34, tendo como convidado o professor de artes cênicas Antônio Vinagre, que irá compartilhar com os participantes uma experiência teatral desenvolvida na Escola Estadual Liliosa de Paiva Leite, localizada no bairro do Cristo Redentor. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Na ocasião, o grupo de teatro ‘Fênix dos Coisados’, formado por alunos daquela instituição de ensino, apresentará o espetáculo ‘Mulheres de coragem’, montado a partir do texto de Ruth Rocha.

Enredo – A montagem do texto remete à história de mulheres corajosas por defender seu povo, seu lar, suas crenças e suas vidas. A peça tem o objetivo de estimular o gosto pelo teatro, inicialmente através de visitas técnicas a algumas casas de espetáculo da cidade, com o intuito de ampliar o conhecimento a respeito das artes cênicas e seu universo, além da formação de multiplicadores e platéia para o teatro.

O elenco do espetáculo, que tem 25 minutos de duração, é formado por 14 alunos atores e quatro alunos técnicos, orientados pelo professor Vinagre. O trabalho ganha importância visual ao ser apresentado em um lugar escuro ou à noite, porque utiliza efeitos de teatro de sombra.

O espetáculo participou recentemente do Festival de Teatro Estudantil promovido pelo Núcleo de Teatro Universitário (NTU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Funjope, dentro do projeto ‘Novembro da Dança’, de mostras culturais, do ‘Sesquicentenário’ e do ‘Café com Cultura’, do município do Conde.

O professor Vinagre, facilitador do grupo teatral, ressalta a importância do ‘Fórum Permanente do Ensino das Artes’ para pessoas que atuam na área, uma vez que “se propõe a ser um espaço de troca de experiências com outros profissionais, fomentando o intercâmbio de informações importantes na formação do dia-a-dia do ensino das artes, fortalecendo desta maneira a classe dos professores da rede de ensino do município de João Pessoa”. Mais informações pelo telefone 3218-9708.