Grupo de percussão da Emlur se apresenta na Brasil Mostra Brasil nesta quinta

Por - em 106

O grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Baticumlata – que integra o projeto “Catadores de Arte” – se apresenta nesta quinta-feira (12), às 18h, no palco montado na Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego. O grupo já se apresentou nos principais eventos realizados em João Pessoa e em várias cidades do país, e será mais uma das atrações da Emlur durante o evento.

Além da apresentação e da exposição de peças produzidas com material reciclável, a autarquia também levou os agentes de limpeza do seu grupo de teatro para a Multifeira. O grupo Agentes da Alegria circula pelos corredores dos estandes apresentando esquetes sobre educação ambiental para os visitantes e expositores.

Teatro – Os agentes do grupo de teatro se apresentam com personagens criados pelos próprios servidores, animando o estande e divulgando o trabalho realizado pela autarquia. As crianças são apresentadas às primeiras noções de educação ambiental pelo Palhaço Chocolate, enquanto a Garota Reciclável conversa com os pais, mostrando a importância do descarte correto dos resíduos domiciliares.

A agente de limpeza Josimar Augusto Barreto se apresenta como a mascote da Emlur, Limpinho da Silva. “As pessoas têm nos recebido muito bem e as crianças correm para apertar a mão ou abraçar o Limpinho”, disse Josimar.

Conscientização – Todos os dias, educadores ambientais permanecem no local para tirar dúvidas e apresentar os projetos desenvolvidos pelos diversos setores da Emlur. Os visitantes também recebem um kit com uma sacola biodegradável, dicas de reciclagem, um adesivo com o Limpinho da Silva e uma amostra do sabão ecológico produzido pela Autarquia – como também a receita para produzi-lo em casa.

Baticumlata – O grupo é formado por agentes de limpeza e é reconhecido pela população pelo som que consegue produzir com objetos encontrados no lixo, como tonéis, baldes, vidros, peças de caminhão e até computadores, que são transformados em instrumentos musicais. Já em seu ano de criação (2005), o Baticumlata se apresentou na Festa das Neves e no Festival Nacional de Arte (Fenart).