Grupo de Sax é atração do Terça Tem na Estação Cabo Branco

Por - em 33

O Grupo de Sax do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) será a próxima atração do Projeto Terça Tem, realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A apresentação será nesta terça-feira (19), às 19h, com entrada aberta ao público.

No repertório estão incluídas músicas populares brasileiras como Wave e Chega de Saudade (Tom Jobim); regionais e nordestinas, a exemplo de Feira de Mangaio (Sivuca) e Algodão (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), bem como internacionais entre, elas And I love her (John Lennon e Paul Mccartney), Summertime (George Gershwin) e James Bond Theme.

O Grupo de Sax do IFPB surgiu em setembro de 2007, a partir das aulas de artes numa turma de Eletrotécnica, ministrada pelo professor Draylton Siqueira Silva. Os alunos estavam iniciando o estudo do saxofone e, a partir de aulas coletivas, nasceu a ideia de se formar um grupo para incentivar os alunos a aprofundar-se ainda mais nesse instrumento.

Hoje o grupo é formando por cinco saxofones e a base (baixo, bateria e percussão). Seus integrantes são: Anderson Andrade e Felipe Pereira, no sax alto; Lucas Araújo, sax tenor; Johnmax de Almeida Silva, percussão, e Erick Amaro, sax soprano. Os alunos do curso de extensão, Kleber de Brito, na bateria, e José Paulo de Almeida Neto, que toca sax barítono, são coordenados por Draylton Siqueira, professor de música do IFPB. O grupo conta ainda coma participação e colaboração do professor Adriano Ismael.

O principal objetivo do Grupo de Sax é aproximar a música instrumental do jovem e do público em geral, despertando o gosto pela música instrumental, possibilitando o acesso às ferramentas que edifiquem e aprofundem sua visão de mundo e contribuam para o seu crescimento intelectual e artístico.

Terça Tem – O projeto Terça Tem é uma parceria entre a Estação Cabo Branco e o curso de Música da IFPB. Acontece sempre às terças-feiras, nos meses de maio a dezembro, quinzenalmente, com atrações diferenciadas. São concertos didáticos, recitais e também de peças teatrais.

O projeto, que surgiu como mais uma opção de entretenimento educativo para a cidade de João Pessoa, foi idealizado pela Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco e tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade que não tem acesso a expressões artísticas e culturais de qualidade.

“A intenção é popularizar cada vez mais a música popular e erudita para formação de plateias”, explicou Rivaldo Dias, da equipe de Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco. “Ao mesmo tempo incentivar a formação de novos músicos e talentos”, acrescentou.

Até o próximo mês de dezembro estão programadas sete novas atrações. Estão previstos o Grupo de Teatro do IFPB, da professora Palmira Palhano; o grupo Trombonada, coordenado pelo professor Clevaldo; Coral Bem Viver, comandado pelas professoras Marinalva e Angélica, e o Grupo Regional do IFPB, da professora Angélica. No mês de novembro se apresentam o grupo Camerata IFPB e o grupo Suzuky, dos professores Elias e Marina; o monólogo “Meu Enterro”, vencedores do Festival de Intérpretes, e a Camerata de Natal, do coletivo de professores da instituição.

SERVIÇO:
Projeto Terça Tem
Atração: Grupo de Sax do IFPB
Dia: Terça-feira (19)
Hora: 19h – Entrada aberta ao público
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214.8303/8270