Grupo leva a beleza da música armorial para alunos da rede pública

Por - em 35

Nesta sexta-feira (14), a escola municipal José Américo de Almeida Trigueiro, localizada no Cristo Redentor, recebe o grupo Armorial Ariano Suassuna. A apresentação terá início às 14h30. Durante os meses de setembro e outubro, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura de João Pessoa está levando para 11 escolas da rede municipal de ensino a música armorial, como parte da programação do Ano Cultural Ariano Suassuna, que vem realizando atividades para comemorar os 80 anos do escritor paraibano.

As apresentações já foram realizadas nas escolas David Trindade, localizada no bairro de Mangabeira, no último dia 10; e no dia 12, na Dumerval Trigueiro, no bairro do Rangel. Os recitais da música armorial são sempre acompanhados por olhares atentos e o corpo em movimento constante, mostrando o envolvimento das crianças presentes, que revelaram contagiante a música apresentada.

“É muito gratificante ver essas crianças conhecerem um estilo musical que infelizmente ainda está tão distante do universo deles. Observar essa alegria e essa energia é o que nos motiva a realizar eventos como desse porte”, comentou Rosires de Andrade, coordenadora de arte da Sedec e idealizadora do projeto.

Grazielle Milene, aluna do 7º ano do ensino fundamental, ficou encantada com a possibilidade do acesso a um estilo de música tão diferente. “Aprendi um pouco desse estilo através da dança, mas nunca tinha visto uma apresentação como essa. O que eu achei mais interessante foi que os músicos são todos na nossa idade”, disse.

A opinião da aluna foi reforçada pela psicóloga da escola Dumerval Trigueiro, Karla Lucena. “Criar novos frutos dentro da escola é um dos objetivos que podemos almejar a partir desta atividade. Observar o interesse dos alunos pela música e motivá-los a trabalhar os talentos naturais, sem dúvida, vai fazer parte dos projetos da escola, para que isso não se restrinja apenas às comemorações do aniversário de Ariano”.

Próximas apresentações – A programação das apresentações musicais do grupo Armorial Ariano Suassuna continuam na próxima quarta-feira (19), a partir das 14h30, na Escola Anayde Beiriz. Na sexta-feira (21), quem recebe o grupo é a Escola José de Barros. No dia 26, será a vez da Escola Tharsila Barbosa. A Escola Zulmira de Novais receberá a apresentação no dia 28, às 14h30. Em outubro, no dia 2, o grupo se apresenta na Escola João XXIII e no dia 4, na Escola Nazinha Barbosa. Todas as apresentações começam às 14h30.