Nação Maracahyba se apresenta na Estação Cabo Branco nesta quinta

Por - em 16

O grupo de cultura popular Nação Maracahyba se apresenta nesta quinta-feira (21), no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, às 17h. As apresentações fazem parte da Mostra de Dança que está inserida na programação especial de aniversário de três anos da Estação Cabo Branco, com entrada gratuita.

O nome Nação Maracahyba vem da fusão das palavras ‘maracatu’ e ‘Parahyba’. O grupo surgiu em 2005 e foi idealizado pelos percussionistas Luciano Ribeiro e Cidecley Cabral (Vagalume), com o objetivo de salvaguardar, fortalecer e difundir a cultura afro-brasileira de maracatu de baque-virado. Além da dança, o grupo promove projetos sociais, seminários e palestras, pesquisas de cultura popular, oficinas de arte-educação, entre outras atividades culturais, como também seus ensaios abertos.

O grupo traduz a cultura popular através de tambores agbês, agogôs, caixas e ganzás, que compõem a expressão musical do maracatu resgatando e revitalizando ritmos e danças regionais, difundindo técnicas musicais utilizadas em folguedos populares e dando continuidade à expressão da identidade afro-brasileira no cenário cultural paraibano.

O músico Luciano Ribeiro disse que a apresentação desta quinta-feira contará com 12 integrantes e no repertório estarão seis músicas do primeiro CD, com composições de Kátia de França, Erivan Araújo, Rosildo Oliveira e outras músicas de domínio público.

Atrações – Ainda dentro da programação de aniversário da Estação Cabo Branco haverá exibição do filme ‘Jean Charles’, no sábado (23), e apresentação da Orquestra de Violões da Paraíba no domingo (24).

Durante todo o mês de julho, no segundo pavimento da Torre Mirante, encontram-se aberta para visitação pública as exposições ‘Esconde Esconde’, com fotografias de Manu DSouza; a ‘Mostra de Fotografias’, com a trajetória da Estação Cabo Branco; ‘Monumentos Barrocos do Brasil’, com fotografias do professor Nivalson Miranda e Miranda e ‘Revelando as Belezas do Cariri’, com imagens fruto de um concurso fotográfico promovido pelo Museu do Semi-Árido (MISA).

Serviço:

NAÇÃO MARACAHYBA

Dia: Quinta-Feira (21)

Horário: 17h

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Fone: 3214-8303/ 3214.8270