Grupo vai discutir a organização de trabalhadoras domésticas no Recife

Por - em 26

Um grupo de 15 trabalhadoras domésticas de diversos bairros de João Pessoa viajou no final da tarde desta sexta-feira (19) para Recife (PE), onde participará de um seminário sobre direitos, deveres e a organização política deste segmento. Elas embarcaram em um ônibus nas imediações do Teatro Santa Roza, Centro da Capital paraibana. O evento está sendo organizado pelo Sindicato de Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco, e acontece no Centro de Encontros dos Movimentos Sociais, no bairro de Engenho do Meio, marcando o 20º aniversário daquela entidade.

As trabalhadoras participantes da atividade fazem parte do Programa de Formação Cidadã, organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), e que tem como propósito apoiar a reorganização delas e atuar na busca por qualificação e melhor visibilidade do trabalho doméstico.

De acordo com a assessora de Trabalho e Enfrentamento a Pobreza da CPPM, Lúcia Silva, a ida das trabalhadoras ao seminário na capital pernambucana tem a finalidade de um intercâmbio de atividades e ações entre Paraíba e Pernambuco, com o objetivo de fortalecer a organização política dessas mulheres. João Pessoa já contou com uma associação de trabalhadoras domésticas – que acabou em 1990, e algumas delas, como Alzira Serafim, que está com 80 anos e vai participar do seminário, ajudaram a fundar o sindicato de Pernambuco. Atualmente, 24 mil pessoas na Paraíba realizam atividades domésticas, 93% delas mulheres.