Grupos culturais da Emlur se apresentam em JP e Bayeux

Por - em 26

Dois grupos do projeto Catadores de Arte, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), fazem apresentações especiais durante esta semana. O grupo de teatro Agentes da Alegria se apresenta nesta quinta (7) e sexta (8) na programação do Estação Criança 2010, na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. Já o grupo de percussão Baticumlata participa da V Semana Cultural e 1º Encontro de Percussão – Ritmos Populares, na cidade de Bayeux, também nesta quinta.

O Baticumlata foi convidado a se apresentar no evento pelo Centro Dom Hélder Câmara, instituição não governamental que atende os moradores do conjunto Mário Andreazza, em Bayeux. O acontecimento anual tem como objetivo levar apresentações artísticas a um espaço carente de equipamentos culturais. Nesta edição, também será realizado o 1º Encontro de Percussão, onde o grupo formado por agentes de limpeza da Emlur deve participar de um workshop. O show do Baticumlata está marcado para as 14h.

Com cinco anos de criação, o grupo que hoje é coordenado pelo músico Zé Guilherme já se apresentou nos principais eventos realizados na Capital e também fora de João Pessoa. Ainda em 2005, ano de fundação, já se apresentava na Festa das Neves e no Festival Nacional de Arte (Fenart). Hoje o grupo já é reconhecido pela população pelo som que consegue produzir apenas com objetos encontrados no lixo como tonéis, baldes, vidros, peças de caminhão e até computadores, que são transformados em instrumentos musicais.

Teatro – O grupo de teatro Agentes da Alegria, também composto por agentes de limpeza da Autarquia, se apresenta no Estação Criança 2010, realizado desde 2008 pela Estação Cabo Branco, com a peça ‘Contos da Coleta’. Realizado entre os dias 07 e 12 de outubro, o evento traz exposições, oficinas, apresentações musicais e de teatro para as comemorações do Dia das Crianças.

O grupo de teatro Agentes da Alegria irá fazer duas apresentações: a primeira acontece nesta quinta-feira às 15h30 e a segunda está marcada para as 14h30 da sexta feira (8), sempre no auditório da Estação Cabo Branco.

O espetáculo apresentado pelos agentes da Emlur tem a direção de Mônica Macedo e Waleska Rique. O enredo apresenta vários personagens de histórias infantis descobrindo que o local em que moram está tomado por lixo e que isto agride o meio ambiente e pode causar doenças. Durante a peça, os personagens aprendem o que devem fazer com cada tipo de material reciclável e passam isso de forma bem humorada para as crianças.